São Paulo, terça-feira, 07 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petebistas agora querem retirar o deputado da presidência do partido

RANIER BRAGON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os principais líderes do PTB que integravam a linha de frente da defesa de Roberto Jefferson decidiram ontem retirar-lhe o apoio e negociavam uma forma de destituí-lo da presidência do partido.
Sob o argumento de que foram pegos de surpresa pela publicação de uma entrevista sobre a qual nenhum deles teria sido avisado, petebistas avaliavam que o partido sofreu um golpe -um deles chegou a dizer que "o PTB acabou" -e que uma possível reação só seria possível sem Jefferson.
Fernando Bezerra (PTB-RN), líder do governo no Congresso, chegou a Brasília pouco depois das 17h já defendendo abertamente o afastamento. "Ele é o responsável pelos atos dele e não pode ter falado como presidente do partido", disse Bezerra. "Ele tem de compreender que deve passar a presidência do partido, e que se apure todos os fatos, não apenas o que ele denuncia, mas os fatos dos quais ele é denunciado", disse.
Sempre falando de forma reservada, os petebistas ouvidos pela reportagem negavam conhecer ou ter participado dos fatos relatados por Jefferson à Folha.
A afirmação ouvida pela reportagem por líderes do partido de Jefferson foi que o presidente da legenda não avisou a nenhum deles que daria a entrevista à Folha nem sobre o quê falaria. Até as 17h de ontem, eles não teriam ainda conseguido falar com Jefferson.
Antes da entrevista à Folha, o presidente do PTB contava com sólido apoio na cúpula de seu partido, apesar de alguns integrantes do PTB já terem defendido o seu afastamento da presidência.
Os petebistas aguardavam até o final da tarde a chegada a Brasília dos integrantes da cúpula e possivelmente se reuniriam a revelia de Jefferson, já que ele não se dispunha a dar as explicações que os correligionários cobravam.


Texto Anterior: Pivô de escândalo vê "motivação maior" em vídeo
Próximo Texto: Panorâmica - Corrupção: Lula deve ir a fórum hoje em Brasília
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.