São Paulo, quinta-feira, 07 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senador é dono de rádio no interior de Minas

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O novo ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB-MG), é proprietário de uma FM em Barbacena (MG), sua cidade natal.
Sob a razão social ABC Rádio e Televisão Ltda., a estação tem o nome fantasia de Sucesso FM, com programação popular.
Costa também atuou como locutor de rádio, repórter da TV Globo e diretor da emissora de TV em Nova York. Desde o início deste ano, presidia a Comissão de Educação no Senado, responsável por votar políticas para o setor de radiodifusão e aprovar concessões de rádio e TV. Em sua atuação, demonstrou apoio a reivindicações de radiodifusores.
Defendeu, por exemplo, a proposta de ajuda financeira do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a empresas de comunicação, em 2003. Recentemente se posicionou contrário a tópicos que ferem interesses das redes de televisão no anteprojeto da Ancinav (Agência Nacional de Telecomunicações), engavetado pelo governo federal após uma avalanche de pressão do setor audiovisual.
O perfil do político disponível em seu site (www.heliocosta.com) não citava a Sucesso FM até a noite de ontem. Dizia apenas que ele "aos 15, é locutor de rádio" e que "vence como repórter" e "administra no exterior a quarta maior rede de TV do mundo [a Globo]".
Segundo sua assessoria de imprensa, Costa não iria dar entrevista até assumir a pasta, amanhã. A assessoria afirmou que ele nunca administrou a rádio, sendo apenas cotista, e que a gestão está, por contrato, a cargo dos outros sócios, José Calixto da Costa Filho (seu irmão) e José Rubens Henrique de Albuquerque. A estação, de acordo com a assessoria, foi adquirida em 1984, antes do início de sua carreira política, em 1986.
Eunício Oliveira (PMDB-CE), que deixa o ministério das Comunicações, também é radiodifusor, com rádios no Ceará e em Goiás.
Além disso, sua família foi ligada a uma estação pirata em Lavras de Mangabeira, sua cidade natal. A FM se chamava Elo (as iniciais de Eunício Lopes Oliveira).


Texto Anterior: Perfil: Costa foi repórter do "Fantástico" e locutor de Collor
Próximo Texto: Espionagem oficial: Planalto manda comprar malas 007
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.