São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

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ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Estratégia para obter voto inclui tratamento estético

Segundo dermatologistas, candidatos procuram ajuda para melhorar aparência

Botox, preenchimento da área das olheiras com ácido hialurônico e peelings com ácidos ou laser são técnicas mais usadas na campanha

Pisco del Gaiso - 25.out.94/Folha Imagem
Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab em ato de campanha em 94

ANA FLOR
DA REPORTAGEM LOCAL

Câmeras de TV, santinhos, fotos e corpo-a-corpo. Como marqueteiros não cansam de repetir, parte de uma boa campanha política pode residir na aparência do candidato e na imagem que ele passa ao eleitor -desde seriedade e honestidade até juventude e vigor. "A imagem de um homem público é de vital importância", diz o cirurgião plástico Munir Curi.
Segundo dermatologistas, os meses de campanha são períodos de intensa procura por parte de políticos. Eles querem melhorar a aparência para as fotos de divulgação, santinhos e para o horário político eleitoral na TV. "A procura maior é por procedimentos que diminuam as marcas do cansaço, como olheiras. Mas também é época de rejuvenescer o rosto", diz a dermatologista Lígia Kogos, que atende diversos políticos.
Os candidatos à Prefeitura de São Paulo não quiseram comentar em detalhe os procedimentos estéticos por que passaram. A assessoria de Marta Suplicy (PT) -líder nas intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha- não informou se a ex-prefeita fez cirurgias ou realiza tratamentos estéticos. Geraldo Alckmin (PSDB), segundo colocado, nunca fez, afirma sua assessoria. O prefeito Gilberto Kassab (DEM), em terceiro lugar nas intenções de voto, informou que perdeu 15 quilos no ano passado e fez cirurgia de correção da visão. Paulo Maluf (PP), em quarto lugar, fez cirurgia para miopia.
A Folha pediu a dermatologistas e cirurgiões plásticos de renome para compararem fotos antigas dos principais candidatos da capital com as imagens atuais e indicarem os procedimentos pelos quais eles podem ter passado.
Os especialistaas também fazem sugestões que poderiam melhorar a imagem dos principais candidatos em São Paulo.

Técnicas
Entre as técnicas mais utilizadas na maquilagem política por candidatos em todo o país estão o botox, o preenchimento da área das olheiras com ácido hialurônico e peelings com ácidos ou laser.
Já procedimentos mais radicais e permanentes, como as cirurgias plásticas, têm seu auge de procura meses antes do início da campanha, por causa do maior tempo de recuperação e do tempo que levam para mostrarem os melhores efeitos.
"Quem chega aqui no início da campanha já está atrasado", diz o cirurgião plástico Munir Curi. "Eu aconselho deixar para mais tarde, porque vai enfrentar uma eleição, e não pode estar se recuperando de um procedimento estético. Seis meses antes é o ideal", diz o pioneiro na moderna técnica de cirurgia da calvície -um dos tratamentos mais procurados por políticos homens.
A procura de cirurgiões pelos homens tem sido numerosa. Segundo Curi, eles já representam 30% de todas as cirurgias plásticas do país.
Além do transplante capilar -técnica que teria capacidade de rejuvenescer um homem em muitos anos-, as cirurgias plásticas realizadas são o lifting (rejuvenescimento facial, com costura de músculos para amenizar a flacidez), pálpebras caídas e bolsas debaixo dos olhos. "Os políticos fazem menos lipoaspiração. A barriga é mais fácil de esconder", diz Curi.
O perigo sempre está no exagero. Ao falar dos homens, Lígia Kogos diz que sempre é aconselhável deixar um "certo desgaste" no rosto dos políticos. "Um rosto um pouco castigado, realça a virilidade." O mesmo vale para laterais grisalhas no cabelo.

Pelo eleitor
O vereador Carlos Apolinário, um dos campeões em transformação estética, decidiu por uma mudança radical após perder uma eleição. "Não sei se é 1% ou 10%, mas a imagem conta votos." Ele perdeu 22 quilos, passou a usar tintura nos cabelos, fazer seis horas de exercício por semana e retirou pálpebras que lhe davam uma aparência de "ressaca". "A gente toma guaraná e o eleitor pensa que foi cachaça."
Já a vereadora Myryam Athie, que passou por lipoaspirações, usa botox e faz preenchimentos, acha que estar bonita é respeitar o eleitor. "Todo mundo quer por perto uma pessoa arrumada, cheirosa, bonita. Claro que ajuda [a conquistar votos]".
Procedimentos estéticos não são exclusividade de quem quer esconder rugas e imperfeições trazidas pela idade. Um dos candidatos mais novos de São Paulo, o estudante Breno Siviero, 21, também passou pelas mãos de um profissional. Ele procurou uma dermatologista há cerca de dois meses para tratar um típico problema dos jovens: a acne. "Não queria ficar um jovem candidato espinhento", disse ele. O estudante concorre a uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo.


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