São Paulo, segunda-feira, 07 de outubro de 2002


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enéas é o deputado mais votado do país

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente nacional do Prona, Enéas Carneiro, obteve ontem a maior votação já conseguida por um candidato a deputado federal em todo o país.
Mesmo sem haver terminado a apuração dos votos, no fechamento desta edição já era possível projetar a votação histórica de Enéas, que se manteve sempre com mais de 6% dos votos válidos para deputado federal.
O recorde anterior era de Paulo Maluf (PPB), que obteve 672.927 votos em 1982 (5,8% dos votos válidos à época). Nem Lula foi capaz de superar a marca de Maluf: o petista obteve, em 1996, 651.763 votos (4,22% dos votos válidos).
Enéas seguramente superará o recorde histórico de Maluf em número absoluto de votos e, muito provavelmente, também conseguirá superá-lo em percentual.
A consequência da enorme votação de Enéas será a eleição de uma bancada de pelo menos três deputados pelo Prona. Como Enéas é o único nome conhecido do partido, seus companheiros de bancada serão as pessoas com as menores votações entre os eleitos -como já ocorreu com o mesmo Prona nas eleições para vereador em São Paulo, em 2000.

Mais votados
As parciais de votação dos candidatos a deputado federal divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo até o fechamento desta edição não permitiam a verificação da lista completa dos candidatos que seriam eleitos.
Isso porque muitos candidatos têm áreas em que recebem a maioria de seus votos e, assim, não é possível fazer projeções.
Além disso, os deputados não dependem apenas de suas votações para serem eleitos -mas também do número de votos recebidos por todos os candidatos de seu partido, além da legenda.
Os dados parciais permitiam, contudo, a verificação de que o presidente nacional do PT, José Dirceu, será reeleito deputado federal com uma votação expressiva -cerca de 3% dos votos válidos para o cargo.
A apuração parcial também indicava que o tucano Aloysio Nunes Ferreira e o peemedebista Michel Temer certamente estariam entre os mais bem votados.
(ROBERTO COSSO)


Texto Anterior: "Caciquismo eleitoral" sai fraturado da eleição deste ano
Próximo Texto: Candidato vota tão rápido como fala na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.