UOL

São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Sede do Incra em Recife é invadida por duas organizações de sem-terra
Trabalhadores sem-terra de Pernambuco voltaram a invadir ontem a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Recife. Desta vez, quem acampou no pátio foram 200 lavradores ligados ao MBTST (Movimento Brasileiro dos Trabalhadores Sem Terra) e ao MTB (Movimento dos Trabalhadores Brasileiros). Com essa ação, subiu para quatro o número de entidades de sem-terra que tomaram o mesmo prédio público em menos de um mês.
Assim como o MTL (Movimento Terra, Trabalho e Liberdade) e a OLC (Organização da Luta no Campo), que invadiram o Incra em setembro, o MBTST e o MTB também reivindicaram agilidade na reforma agrária. Os líderes dos movimentos disseram que só deixarão o local se tiverem seus pedidos atendidos. Eles querem mais crédito, assistência técnica e a comercialização da cana-de-açúcar.
A nova invasão do Incra aconteceu de manhã. Não houve confronto. Os trabalhadores, que vieram de acampamentos em Amaraji, Barreiros e São José da Coroa Grande, ficaram sentados no pátio e permitiram a entrada e a saída dos servidores.
O expediente na autarquia foi normal (em setembro, cerca de 30 funcionários foram feitos reféns). O superintendente recebeu uma comissão de sem-terra para negociar. Um acordo poderia ser fechado ainda à noite. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE)


Texto Anterior: Planalto: Lula não comemora data de seu aniversário oficial
Próximo Texto: Piauí: Ministério Público acusa ex-governador do PFL de ter desviado R$ 6,7 mi do Estado
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.