São Paulo, quinta-feira, 07 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Ant foi militante trotskista na década de 70

DA REDAÇÃO

A arquiteta Clara Levin Ant, 54, é filha de pais poloneses de origem judaica que fugiram da perseguição nazista e acabaram se refugiando na Bolívia. Nasceu em La Paz. Mais tarde, sua família migrou para São Paulo, onde vive há mais de 30 anos.
Começou sua carreira política nos anos 70, tornando-se uma das principais dirigentes do grupo trotskista "O Trabalho", conhecido no movimento estudantil pela tendência "Libelu". Participou da criação do PT em 1980. Em 1986, o grupo conseguiu eleger Ant deputada estadual em São Paulo. A política de aproximação de "O Trabalho" com a tendência "Articulação", de Lula, culminou em 1987 com a incorporação de parte dos trotskistas à corrente majoritária.
Em 1988, já na "Articulação", Ant foi escolhida líder da bancada do PT na Assembléia. Tornou-se depois assessora de Lula e, em 1993, passou a organizar as "Caravanas da Cidadania" do presidenciável. A seguir, trabalhou na campanha de 1994.
Em 1998, foi a coordenadora de finanças da campanha de Lula à Presidência. Em 2001, foi nomeada para a administração regional da Sé pela prefeita Marta Suplicy, mas deixou o cargo em abril para coordenar o programa de moradia de Lula.


Texto Anterior: Força Sindical quer priorizar as reformas
Próximo Texto: Desempregada dá presente a Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.