São Paulo, terça-feira, 08 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aécio tenta unir PSDB e PT na capital

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O tucano Aécio Neves, governador de Minas Gerais, quer encontrar junto com o petista Fernando Pimentel, prefeito de Belo Horizonte, um nome capaz de atender aos interesses tanto do PSDB como do PT nas eleições municipais deste ano na capital.
A Folha apurou que Aécio já conversou com Pimentel, mas ouviu do prefeito que a possibilidade é praticamente nula, porque o PT não irá aprovar a aliança.
A intenção de Aécio mira 2010. É seu objetivo unir os políticos mineiros, a exemplo do que fez seu avô Tancredo Neves, quando assumiu o governo de Minas em 1983. Em 1984, ele disputou a Presidência da República.
A tese da "união de Minas", como fora batizada por Tancredo, é que, com o Estado unido, uma eventual candidatura presidencial pode emergir com mais força no cenário nacional.
Aécio é um dos principais presidenciáveis de 2010. Por isso, tenta ter ao seu lado ao menos os petistas do grupo de Pimentel, com quem mantém uma parceria administrativa. O presidente recém-eleito do PT mineiro, o deputado federal Reginaldo Lopes, diz que a possibilidade de um candidato comum só será possível se o nome for de um petista.
No mês passado, pesquisa Datafolha mostrou que o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, é o principal adversário do PSDB em Belo Horizonte.
O senador Eduardo Azeredo, que aparece bem na pesquisa, foi descartado pelo PSDB por causa do suposto desvio de recursos na sua campanha ao governo em 1998, sob investigação do Supremo. O deputado estadual João Leite, o outro cotado, por ter sido derrotado duas vezes pelo PT para a prefeitura da capital, também é tido como fora do jogo.


Texto Anterior: Marta afirma não ter pressa para decidir se será candidata
Próximo Texto: Justiça eleitoral: Severino Cavalcanti pode voltar à Câmara após decisão do TSE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.