São Paulo, quarta-feira, 08 de fevereiro de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Ansiolítico 1
A cúpula tucana tratou de jogar água fria na fervura dos que gostariam de antecipar a escolha do candidato do partido ao Planalto. Prevaleceu o entendimento de que não interessa nem a José Serra nem a Geraldo Alckmin deixar o cargo antes de março.

Ansiolítico 2
Os partidários da pré-candidatura Alckmin querem arrancar de Tasso Jereissati, presidente da sigla, um prazo para a escolha do concorrente tucano. Feito isso, o eleito só deixaria o cargo na data-limite, 1 de abril.

Queimando calorias
O PSDB também pretende esperar o resultado das prévias do PMDB, em 19 de março. Além disso, argumentam os tucanos, o programa do partido na TV é só em junho. "Quem tem prazo, usa", sentencia um dirigente.

Melhor não
Na contramão de seu partido, o petista Delcídio Amaral, presidente da CPI dos Correios, procurou parlamentares do governo e da oposição na tentativa de desarmar a convocação do "assusta-tucano" Dimas Toledo.

Faça você mesmo
O relator da CPI, Osmar Serraglio (PMDB-PR), comenta o aprofundamento das investigações sobre Furnas: "Tenho uma sugestão a quem quer investigar o caso: recolher novas assinaturas e criar uma outra CPI".

Afluentes
Sub-relator de fundos de pensão, ACM Neto (PFL-BA), está com o sumário de seu texto pronto. Um dos tópicos tentará comprovar as relações dos fundos com corretoras e bancos que operaram no valerioduto.

Caça ao dízimo
Pastor Amarildo (PSC-TO), da Igreja Universal, insiste para que seja retirada da proposta limitadora de gastos de campanhas a proibição de recolhimento de recursos em igrejas. Mas o item deverá ser mantido no texto de Moreira Franco (PMDB-RJ).

Três estrelas
Um dado chamou a atenção do MEC na lista das escolas cujos alunos obtiveram as melhores médias no Enem, a ser divulgada hoje pelo ministro Fernando Haddad: 3 dos 50 estabelecimentos privados ficam em Teresina (PI). São os colégios Dom Barreto, Santa Maria Gorete e São Franscisco de Sales.

Controle de risco
Na entrevista coletiva para apresentar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio por escola, o ministro tratará também do cadastramento dos alunos da educação básica, concebido para coibir fraudes, uma vez que o Fundeb vai remunerar Estados e municípios de acordo com o número de matrículas.

Vespeiro
Haddad tocará ainda num ponto que promete causar barulho entre educadores: a decisão do MEC de reabrir o debate sobre métodos de alfabetização. O global, muito difundido no Brasil, foi substituído pelo chamado método fônico em boa parte dos países desenvolvidos.

Coração de mãe
A autodenominada Frente de Libertação do Maranhão, opositora da família Sarney no Estado, promoverá nesta sexta-feira o lançamento oficial da pré-candidatura de Jackson Lago (PDT) ao governo. Ele tenta reunir nove partidos, do PT ao PSDB, contra a eventual campanha de Roseana Sarney (PFL-MA).

Racha endêmico
Recém-criado, o PSOL já se divide em facções, pelo menos no Rio Grande do Sul. Dois pré-candidatos disputarão a vaga do partido na sucessão estadual: Roberto Robaina, ex-marido da deputada Luciana Genro, e a sindicalista Bernadete Menezes.

Visita à Folha
Nelson Tanure, presidente da "Gazeta Mercantil" e do "Jornal do Brasil", visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

Do filósofo Roberto Romano sobre Frei Betto, amigo do presidente Lula, que classificou de "residual" o escândalo que atingiu o PT e o governo:
-O filtro dele está extremamente generoso. A crise no PT e no governo é uma borra imensa, tanto que o próprio Frei Betto deixou o Palácio do Planalto.

CONTRAPONTO

Endereço errado

Durante sua recente passagem por Nova York, por conta da reunião de integrantes da CPI dos Correios com promotores norte-americanos, o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ) aproveitou para relembrar de outras visitas à cidade.
-Conheço bem Nova York. Nos meus tempos de solteiro, fui a muitas festas aqui-, gabava-se ele, para em seguida descrever em detalhes suas "baladas" em endereços da moda.
Em meio aos "flashbacks", o deputado citou o prefeito de São Paulo, José Serra, que esteve nos EUA para uma temporada na Universidade de Princeton.
Na ocasião, Paes convidou o tucano para assistir a um filme "underground" no Soho, bairro descolado da cidade.
Diante da curiosidade de jornalistas e parlamentares, o deputado encerrou o assunto:
-Tive de desistir. O Serra achou o lugar muito alternativo.


Próximo Texto: FHC e PT usam dados parciais em disputa sobre a economia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.