UOL

São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2003

Texto Anterior | Índice

NO AR

Amigos e amigas

NELSON DE SÁ
EDITOR DA ILUSTRADA

Duda Mendonça fez sua reestréia na cena política ontem à noite, com o primeiro discurso em cadeia nacional do presidente Lula.
Embalado pela queda do dólar e demais boas notícias na economia, foi o Lula da campanha. O mesmo sorriso insistente, as mesmas ressalvas a indicar bom senso, as mesmas prioridades editadas em tópicos, até o mesmo locutor.
Só não se viu a cor vermelha, nem mesmo a pequena estrela. Nas bandeiras, na gravata, só as cores nacionais.
Aos brasileiros "amigos e amigas", Lula não parou de sublinhar que, em "muito pouco tempo, você já começa a sentir que o Brasil tem um governo diferente". O petista usou até gastar a queda do dólar, do risco Brasil, da inflação, em oposição ao quadro que recebeu de FHC, embora, é claro:
- Não se trata de jogar a culpa em ninguém.
Falou tanto a mesma coisa, em versões, que ficou claro de quem era a culpa, no discurso de Duda Mendonça.
Tipicamente, o marqueteiro não evitou nem as referências a maus momentos do governo Lula, com frases como "foi um remédio amargo", para os juros, ou "tivemos alguns tropeços", sobre o Fome Zero.
Mas o que ficou realmente foi a festa, a comemoração pela queda do dólar etc. -como a dizer que o vaivém do mercado é prova de bom governo.
 
Lula não estava sozinho no elogio de seus primeiros passos. Seguiu-o de perto, nos telejornais, José Dirceu, que o defendeu com sua cara de poucos amigos.
Delfim Netto, de sua parte, surgiu na rádio Bandeirantes para dizer que os bons indicadores econômicos se devem todos ao governo Lula.
Até o tucano Arthur Virgílio se juntou ao louvor, dando nota 8 para Lula e Antônio Palocci. Já José Dirceu, segundo ele, não passa de 2.
O analista Franklin Martins, esforçando-se por ser crítico, citou o Fome Zero como "uma das falhas nesses cem dias". Mas o Fome Zero, se é falho como programa, é a glória social do marketing de Lula.
O problema dele é outro. A imagem de Marta Suplicy, que já vinha em seu pior momento, viveu ontem um dia de horror com a paralisação dos ônibus em São Paulo.
O Jornal da Record registrou a vaia que a prefeita levou ao lado do próprio Lula, o qual, muito pelo contrário, foi ovacionado pelo público.
Até José Dirceu achou por bem vir a público defender a petista dos "inescrupulosos" etc.


Texto Anterior: Caso Silveirinha: Ministério Público não encontra Garotinho para convocá-lo para depoimento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.