São Paulo, terça-feira, 08 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARTIDOS EM CRISE

Maguito Vilela se encontra com Itamar e diz que pretende reunir assinaturas para convocar reunião

Vice articula saída de Jader da presidência do PMDB

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O vice-presidente nacional do PMDB, senador Maguito Vilela (GO), disse ontem que está reunindo assinaturas para convocar o Conselho e a Executiva nacionais do PMDB e propor a saída de Jader Barbalho (PA), presidente do Senado, da presidência nacional da legenda.
Vilela disse acreditar que Jader vá renunciar antes da reunião, já que o estatuto do PMDB não prevê o acúmulo dos dois cargos. "A palavra é o maior bem do político e ele prometeu abandonar a presidência do PMDB caso vencesse a eleição do Senado", declarou.
Para tratar do assunto, Vilela reuniu-se ontem com o governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), que também defende o afastamento de Jader e já entrou com ação contra ele na Justiça Eleitoral. Jader é alvo de acusações de envolvimento em corrupção no Banpará e na Sudam.
Mas a grande motivação de Itamar e Vilela é o fato de o paraense ser um empecilho ao lançamento, pelo PMDB, de uma candidatura própria à Presidência em 2002.
Itamar já declarou que é pré-candidato caso o PMDB decida ter candidato próprio, e Vilela é um ferrenho defensor da tese, tendo demonstrado apreço pelo nome de Itamar.
Vilela espera reunir até o fim da semana as assinaturas necessárias para convocar a reunião da cúpula (são necessárias as assinaturas de um terço do Conselho e da Executiva nacionais). Vilela disse que fará, nos próximos dias, um pronunciamento no Senado apontando as "razões" pelas quais Jader não estaria querendo lhe passar o cargo no PMDB.

Sudam
O empresário Eneuses Afonso Pereira negou ontem, em depoimento na Polícia Federal que tivesse ouvido Romildo Onofre Soares falar que 10% de financiamentos da Sudam fossem destinados a Jader. Pereira apenas confirmou que se encontrou com Romildo em 1999, mas disse que trataram de assuntos comerciais.
Em entrevista, a coletora de impostos Eliana Pereira havia dito que Romildo dizia que parte do dinheiro ia para Jader. À PF, ela não falou sobre Jader.
A Presidência da República republicou ontem no "Diário Oficial" da União a medida provisória que extingue a Sudam e a Sudene. Segundo a Casa Civil da Presidência, a medida foi republicada para restabelecer a vigência parcial do Fundo de Desenvolvimento do Espírito Santo.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Rumo a 2002: Suplicy volta a acusar PT de favorecer Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.