São Paulo, sábado, 08 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

PT afirma que usou dados do BC; banco diz que fez estimativa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do PT, José Genoino, afirmou ontem que a parte dos juros reais que consta na propaganda do partido foi feita baseada em dados do BC. "O PT se baseou em informações técnicas do Banco Central." Já o BC explicou que a metodologia adotada para a apuração dos juros reais estimou as expectativas de inflação do mercado nos períodos anteriores ao final de 2001, o que permitiu a comparação feita pela propaganda. A informação é do diretor de Estudos Especiais do Banco Central, Eduardo Loyo.
No entanto, ele admitiu haver riscos nessa estimativa. "Logicamente, esses exercícios envolvem uma série de hipóteses, e outras hipóteses poderiam levar a resultados diferentes."
Mesmo assim, Loyo diz que as altas taxas nominais de juros nos últimos dez anos autorizam a conclusão de que as taxas reais do passado ficaram acima das atuais. Ele ainda critica o critério que desconta a inflação futura da taxa de juros presente, no qual, segundo ele, a conta só teria validade se os juros ficassem inalterados por 12 meses. A comparação entre inflação e juros acumulados no passado, avalia, é correta, mas pouco útil: "Ninguém toma decisões hoje com base nas taxas dos últimos 12 meses".


Texto Anterior: Programa é sessão de psicanálise, diz Serra
Próximo Texto: Investigação: Conta tem assinatura atribuída a Maluf
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.