UOL

São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula decreta a volta do hasteamento da bandeira nacional nas escolas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem um decreto determinando que todos os estabelecimentos de ensino do país façam o hasteamento solene da bandeira nacional pelo menos uma vez por semana.
A cerimônia deverá ser feita, segundo o documento, preferencialmente às segundas-feiras antes das aulas do período da manhã e, às sextas-feiras, antes do início das aulas da tarde.
Segundo a assessoria do Ministério da Educação, as escolas poderão optar por cumprir ou não o decreto. A medida presidencial é uma espécie de sugestão para as redes pública e privada de ensino fundamental (1ª à 8ª série).
Durante o regime militar (1964-1985), as escolas -principalmente as públicas- costumavam realizar o hasteamento da bandeira, mas a prática caiu em desuso a partir da redemocratização.
O novo decreto foi anunciado durante uma cerimônia feita no Palácio do Planalto para homenagear um grupo de estudantes da rede pública e atletas brasileiros que participaram dos jogos pan-americanos de Santo Domingo, realizados no mês passado.
O evento premiou alunos de 5ª à 8ª série que participaram do 7º Encontro Cívico Nestlé, escrevendo sugestões para tornar sua escola "um lugar mais alegre".
Em seu discurso, o presidente disse que as escolas deveriam fazer uma "revolução interna" para que os alunos tivessem consciência de que esse é o espaço mais adequado para a construção de um futuro melhor. "Precisamos descobrir como transformar a escola num espaço prazeroso", disse Lula. (GABRIELA ATHIAS)


Texto Anterior: Verde-amarelo: Lula comemora 7 de Setembro com 50 mil
Próximo Texto: Presidente e Corrêa dividem mesmo palanque e não se cumprimentam
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.