São Paulo, sexta-feira, 08 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELATÓRIO

Abuso aumentou, afirma

ONG critica violência da polícia brasileira

DA REDAÇÃO

A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch divulgou ontem relatório em que acusa a polícia brasileira de praticar "abuso de direitos humanos -incluindo assassinatos e torturas". O documento afirma que aumentou o número de pessoas mortas por policiais e denuncia a impunidade dos crimes.
A organização critica a ação policial nas comemorações dos 500 anos do Brasil e nas desocupações de áreas invadidas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e também a demissão do ex-coordenador de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Soares.
Segundo o relatório, as circunstâncias das mortes de civis por policiais em São Paulo "sugerem que muitos foram sumariamente executados, e não mortos em tiroteios, como as autoridades afirmam rotineiramente". Para a organização, "as condições de detenção (no Brasil) continuam a violar normas internacionais".


Texto Anterior: Outro lado: Estevão diz que divulgação é "ato de espalhafato"
Próximo Texto: Panorâmica - MST: Ex-acampado é condenado por morte de líder
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.