São Paulo, segunda-feira, 09 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004

Só a São Paulo de Marta, presidente já fez 17 "visitas oficiais"

Em viagens no Brasil, Lula privilegia municípios do PT

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem privilegiado cidades administradas pelo PT em seu roteiro oficial de viagens pelo país. A mais visitada é São Paulo -onde ele deverá estar amanhã-, comandada pela petista Marta Suplicy, candidata à reeleição.
Desde que subiu a rampa do Palácio do Planalto, Lula esteve oficialmente em 61 cidades das quais 23 são "petistas" (37,7%). Detalhe: o PT possui 184 prefeituras, o que representa apenas 3,4% dos municípios brasileiros.
Estão descontadas do levantamento feito pela Folha visitas de caráter emergencial, como em função de enchentes, por exemplo, na semana passada, e em outras oportunidades em que o presidente compareceu a velórios.
A preferência presidencial fica ainda mais evidente quando se verifica que ele esteve mais de uma vez em muitas das cidades petistas: das 88 visitas oficiais a municípios, 41 foram a cidades comandadas por gabinete petista.
No palanque das viagens, o presidente Lula lançou "companheira" à reeleição, posou ao lado de pré-candidatos do seu partido e fez promessas típicas de eleição.
Somente na São Paulo de Marta, Lula esteve 17 vezes em missões oficiais nas quais, entre outras atividades, participou da inauguração dos CEUs (Centros Educacionais Unificados).
Hoje, Lula estará em São José dos Campos (SP), cidade administrada pelo PSDB, em um evento na Embraer. Amanhã, em São Paulo, ele abre a Expo Fome Zero.
Em abril de 2003, Lula aproveitou um evento na capital para lançar Marta à reeleição: ""Eu agora só quero ganhar outra vez com a Marta Suplicy." No último dia 23, antevéspera dos 450 anos da cidade, o presidente inaugurou uma fonte no Ibirapuera.
Adversários do PT acusam o governo de ter antecipado o processo eleitoral. "O PT pratica a política das antigas oligarquias, concentrando recursos e presença do governo nos locais que administra", diz o presidente do PSDB paulistano, Edson Aparecido.
O presidente do PT, José Genoino, rebate com o argumento de que Lula vem muito à São Paulo pelo simples fato de a cidade ser a "terra dele" na política, "assim como era de Fernando Henrique [Cardoso]". "O PSDB não precisa se preocupar com isso. Nas viagens o Lula fala bem de todo mundo", disse o petista.
Em seu primeiro ano de mandato, 1995, também um período pré-eleitoral, o tucano FHC esteve oficialmente São Paulo em cinco oportunidades. Ele visitou nesse período dez capitais, uma delas administrada pelo PSDB, contra 15 capitais de Lula -6 do PT.
Lula esteve em 15 feiras agropecuárias, industriais ou populares, sendo 7 delas em municípios do PT. Em uma delas, em Chapecó (SC), cidade administrada pelo petista Pedro Uzai, Lula cometeu um ato falho: ao final do discurso, no qual fez promessas, se despediu com um bordão de seus anos de campanha: "Obrigado e até a vitória, se Deus quiser".
Em seus dois mandatos, FHC participou de quatro das feiras agropecuárias que Lula visitou neste ano: em Uberaba (MG), Ribeirão Preto (SP), Londrina (PR) e Campo Grande (MS).
O segundo lugar mais visitado por Lula foi o ABC, na Grande São Paulo, berço do PT. Ao discursar para milhares de operários em São Bernardo do Campo, em março, Lula anunciou o deputado federal Vicentinho (PT-SP) dizendo que ele "ainda não é prefeito, mas quem sabe um dia". Vicentinho já é pré-candidato.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Outro lado: Planalto nega privilégio para cidades petistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.