São Paulo, quarta-feira, 09 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Alas radicais do PT deram origem ao MLST

O MLST (Movimento de Libertação dos Sem-Terra) tem ligação com as alas mais radicais do PT, a Brasil Socialista e o PT de Aço, grupos com maior representatividade no Nordeste.
Seus líderes sustentam que não são uma dissidência do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), cuja origem são as invasões de terra realizadas no Sul do país no final dos anos 70 e início da década de 80.
A estratégia de atuação dos dois movimentos é similar e baseada principalmente em invasões de terra para pressionar o governo a promover assentamentos.
O MLST, entretanto, acusa seu principal rival de radicalismo, de buscar o confronto, não se preocupando com a segurança dos sem-terra nas invasões. Já o MST acusa o MLST de estar preocupado apenas em fortalecer a corrente Brasil Socialista na disputa política interna do PT.
Essa ala do partido é formada por militantes do antigo PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionários), uma dissidência armada do PCB (Partido Comunista Brasileiro), formada durante o regime militar (64-85).
Fundado oficialmente em 1997, a base do MLST é formada por antigos grupos isolados de sem-terra, com origem nas ligas camponesas, que surgiram em Pernambuco na década de 50.


Texto Anterior: Questão agrária: Grupos de sem-terra entram em choque
Próximo Texto: Panorâmica - Corregedoria: Anadyr escolhe assessora acusada de liberar verba para fórum do TRT-SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.