São Paulo, sexta-feira, 09 de maio de 2008

Texto Anterior | Índice

EXÍLIO

Gabeira pediu para arquivar aposentadoria

DA SUCURSAL DO RIO

O deputado Fernando Gabeira (PV) pediu o arquivamento da solicitação que havia feito para que a União considerasse o tempo em que foi exilado, na época da ditadura, para efeito de aposentadoria.
Para o pré-candidato à prefeitura do Rio, o pedido foi colocado na pauta para "comprometê-lo". Gabeira criticou a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça em abril, quando foram concedidas indenizações de até R$ 1 milhão a jornalistas perseguidos.
"O tempo passou e o pedido não tem sentido. Ele foi retirado [da gaveta] para fazer luta política, para tentar me comprometer. Eu já tenho 67 anos, 50 de trabalho. Não preciso deles para me aposentar. Nem vou me aposentar na próxima década."
Ele disse que não concorda com a contagem de tempo exilado para cálculo de aposentadoria, mas que seu caso era diferente. "No meu caso tinha tempo de trabalho indemonstrável. Por isso achava justo, porque trabalhei em jornais que foram fechados, precisava de tempo para recolher dados." Afirmou que fez o pedido quando saía da base aliada criticando o governo e temeu "enfrentar dificuldades".


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.