São Paulo, segunda-feira, 09 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO DE JANEIRO

Objetivo é melhorar relação com Judiciário

Garotinho quer de volta secretário que foi pivô de crise com Brizola

DA SUCURSAL DO RIO

O governador do Rio, Anthony Garotinho (PSB), vai trazer de volta para o governo o advogado Sérgio Zveiter, 45, ex-presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
Zveiter, que deve assumir hoje a Secretaria de Justiça (cargo que já ocupou entre 1999 e 2000), terá a missão de melhorar as relações do governo com o Judiciário, que acusa o governador de descumprir decisões judiciais e já pediu a intervenção federal no Estado.
Garotinho também tem problemas com a Justiça Eleitoral, que proibiu a veiculação do programa "Fala Governador", transmitido aos sábados pela rádio Tupi e a TV Record. O governador foi acusado de fazer propaganda política fora do prazo legal.
A pasta da Justiça será desmembrada. O atual secretário, João Luiz Duboc Pinaud, vai para a Secretaria de Direitos Humanos, que administra os presídios, o Arquivo Público e as casas para menores infratores.
A presença de Zveiter no secretariado de Garotinho, no ano passado, foi um dos motivos das desavenças do governador com o presidente nacional do PDT, Leonel Brizola. Garotinho acabou deixando o PDT.
Zveiter deixou o governo para concorrer, pelo PMDB, à Prefeitura de Niterói, administrada há quatro mandatos pelo PDT. Foi derrotado pelo ex-prefeito pedetista Jorge Roberto da Silveira, aliado de Brizola.
Ex-presidente da seção Rio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o novo secretário também ficará responsável pela negociação de verbas entre o Estado e o Ministério da Justiça.



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Jânio de Freitas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.