São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Estrela do Tuma é ligada à ditadura"

FÁBIO ZANINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez na atual campanha, a candidata do PT à prefeitura paulistana, Marta Suplicy, partiu ontem para o ataque, respondendo a provocações e fazendo críticas a seus adversários.
Até agora, Marta vinha adotando uma postura de criticar e responder somente em último caso. "Quem está na frente não ataca, faz proposta", chegou a dizer.
Ontem, de uma só tacada, Marta colocou três rivais na mira: Romeu Tuma (PFL), Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Maluf (PPB).
A carga mais pesada foi reservada a Tuma. Comentando outdoor do pefelista que compara a "estrela do xerife", símbolo de sua campanha, à estrela petista, Marta disse que o povo saberá dizer qual das duas é a melhor.
"A estrela do Tuma é ligada ao Dops, à ditadura e ao Lalau (o juiz Nicolau dos Santos Neto). A do PT é ligada a algumas causas que eu diria que são mais nobres", disse Marta, em visita ao Bom Retiro.
Tuma foi diretor do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), órgão da repressão durante o regime militar.
O senador também foi envolvido recentemente com o ex-juiz Nicolau, que está foragido e é acusado de superfaturar as obras do TRT de São Paulo. Tuma nega qualquer relação.
"Sempre tive respeito por Marta e não sabia que ela tinha em seu vocabulário a injúria e a calúnia", disse Tuma, em resposta.
Marta também criticou o tucano Alckmin, que disse que adotará o programa de renda mínima para famílias carentes, cujo maior defensor é o senador Eduardo Suplicy (PT), marido da candidata.
"Por que o governo estadual não aprovou projeto do PT de renda mínima que está na Assembléia? Fica um pouco incongruente o Alckmin fazer essa proposta."
O tucano afirmou que a renda mínima é uma bandeira do partido. "O pai da renda mínima é José Roberto Magalhães Teixeira, do PSDB, primeiro prefeito a implantar o projeto em uma cidade, em Campinas, em 1993."
A petista também respondeu a Maluf, que ontem disse que "tudo de bagunça que acontece na cidade envolve o PT". "Se Maluf tivesse proposta, faria melhor do que ficar falando bobagens."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.