São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

A guerra dos blogs

joe2006.com/Reprodução
Fora do ar, o site só trazia mensagem acusando os "oponentes"

Na manchete do site do "New York Times", ontem, "Campanha de Lieberman responsabiliza rivais por derrubada de site". É a prévia entre dois democratas candidatos a senador por Connecticut, nos EUA, mas vale muito mais, daí o destaque. Joseph Lieberman apoiou a invasão do Iraque e o opositor Ned Lamont é contra. A prévia vai definir quem domina a mensagem do partido, se moderados ou liberais -a esquerda.
A blogosfera ultraliberal adotou Lamont e o levou ao favoritismo, em blogs como Daily Kos e Huffington Post. Mas exagerou nos ataques, a ponto de Markos Moulitsas, dito "kos", postar um ataque às "pessoas vagabundas" que usaram os blogs para agressões.
Se confirmada a denúncia, a violenta campanha de internet já ameaça a democracia. Derrubado o site, caiu a estrutura criada por Lieberman para estimular o voto, "get out the vote", que é essencial nos EUA.

CAIXA DE ENTRADA

info@geraldo45.org.br/Reprodução/faleconosco@lula13.org.br/Reprodução
As campanhas on-line de Geraldo Alckmin e de Lula avançaram ontem pelos e-mails, com a chegada dos boletins diários, carregados de propaganda negativa

PIADA
A pesquisa Sensus com a queda de Geraldo Alckmin "deixou o tucanato entre amuado e exasperado", diz o blog de Josias de Souza.
O candidato chamou de "piada". Tasso Jereissati, de "muita estranha". E Arthur Virgílio citou "má fé".
Ela foi depois corroborada em pleno "Jornal Nacional", ao menos como tendência, pela pesquisa Datafolha.

PAU
No UOL, o presidente do Sensus comentou a pesquisa arriscando que "só um fato bombástico tira a vitória de Lula no primeiro turno".
E o blog de Ricardo Noblat logo postou que, segundo um assessor, "Lula acha agora que a oposição vai para o pau" e "não há limite para baixaria".
Já foi, na verdade, ontem mesmo. Nas manchetes do SBT e da Band, "o secretário de Segurança acusa o PT de conexão com o PCC".

NA HORA
Antes das pesquisas, o blog de Josias de Souza postou que Jorge Bornhausen "decidiu abandonar a política". Vai cumprir só os mandatos de senador e presidente do PFL -e se retira para se dedicar a "atividades particulares":
- Está na hora de mudar.
Não aceita nem o eventual convite para ser ministro, no caso de Alckmin ser eleito:
- Eu já fui duas vezes. Hoje, a função pública é carregada de percalços. E eu não estou mais a fim de me incomodar.

"SPIN"
O confronto on-line sobre o desempenho de Alckmin no "JN" apareceu por todo lado.
Para o Ex-Blog do Cesar Maia, "quem se desequilibra perde o jogo" e "nesse sentido Alckmin ganhou o jogo". Já o insólito Blog do Zé Dirceu postou que "foi nocauteado e ficou sem respostas" e "não conseguiu prestar conta sobre segurança e educação".

EM NEGOCIAÇÃO

Reprodução
Na home do "WP", "O Hizbollah está mais forte?"

Em entrevista ao "Washington Post", o Líbano propôs ocupar o sul do país com o exército. No "Haaretz" e pela cobertura, Israel considerou a oferta "passo interessante".
Paralelamente, na primeira página do "WP", sob foto de lado a lado, o título "Soldados israelenses encontram um adversário tenaz no Hizbollah" -e relatos dos mesmos com frases como "quanto mais nós matamos, mais deles são gerados" e "infelizmente, esta é uma guerra perdida".

NA MÃO

"Jornal Nacional"/Reprodução
William Bonner e Fátima Bernardes tentaram, mas Heloísa Helena não deixou as perguntas terminarem, calou em especial a apresentadora, até segurando sua mão, e chegou ao fim da entrevista com saldo favorável -em que pese o vaivém esquerda/direita sobre velhas bandeiras como desapropriação de terras, socialismo, criminalidade etc.


Texto Anterior: Conselho afasta presidente do TJ de Rondônia do cargo após prisão
Próximo Texto: Relatório da CPI deve poupar 19 deputados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.