São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como enfrentar a poluição da região, agravada pela barreira criada pela serra da Cantareira?

Marta Suplicy (PT)
As ações começam pela inspeção veicular. Deve-se investir em expansão do metrô, de corredores, na manutenção de uma frota de ônibus renovada. É preciso coibir desmatamentos, ocupações clandestinas, impedir a poluição de nascentes e recuperar áreas verdes.

Geraldo Alckmin (PSDB)
Teremos um programa de recuperação da área desmatada, ampliando a Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Metropolitana e o controle sobre a emissão de poluentes com a inspeção veicular. E uma parceria com a Cetesb para fiscalizar indústrias poluentes.

Gilberto Kassab (DEM)
Na região, o número de ocupações irregulares foi estagnado e a floresta está mais bem protegida. A atual gestão iniciou o programa de inspeção veicular e está investindo R$ 1 bilhão no metrô, meio de transporte menos poluente. São projetos que devem continuar.

Paulo Maluf (PP)
A resposta abrange principalmente um único problema. O dos congestionamentos, pois a zona norte está próxima à marginal Tietê. Na maior parte do tempo, os carros estão parados ou circulando em velocidade reduzida emitindo monóxido de carbono.

Soninha (PPS)
O maior responsável pela poluição é o trânsito. A solução é melhorar o gerenciamento, incentivar a troca do automóvel particular por transporte público ou bicicletas, modernizar a frota e reduzir deslocamentos forçados (aproximação entre casa e trabalho).

Ivan Valente (PSOL)
Controlar o adensamento de bairros limítrofes à Cantareira, que têm tido crescimento acelerado. Há ainda o problema da ocupação de encostas e áreas de proteção por população de baixa renda. O caminho é implementar uma política de remoção e transferência.


Texto Anterior: Eleições 2008 / DNA Paulistano: Candidatos propõem melhorar o trânsito para conter poluição
Próximo Texto: Como evitar o engarrafamento em áreas de crescimento imobiliário, como Santana?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.