São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Na mesa com Geraldo

Os preparativos do jantar de arrecadação de fundos para Geraldo Alckmin, amanhã no Jóquei Clube, dão a medida do nervosismo que tomou conta do entorno do tucano. Secretário estadual de Gestão e um dos organizadores do evento, apresentado como "a entrada do Serra na campanha", Sidney Beraldo despachou e-mails exigindo confirmação da presença do primeiro escalão do governador. Maria Helena Guimarães (Educação) já avisou que não vai. Está nos EUA.
Presidente do PSDB municipal, José Henrique Reis Lobo vetou a participação dos vereadores do partido, quase todos pró-Kassab. Para evitar a presença de "kassabistas infiltrados", foi estabelecido que o credenciamento da imprensa termina às 18h de hoje.



Futuro. Enquanto isso, os vereadores excluídos do jantar preparam adesivos cravando que o prefeito disputará o segundo turno contra Marta Suplicy (PT).

Refrão. O PT nacional está distribuindo um jingle para ser usado em todo o Brasil, vinculando a imagem de seus candidatos à de Lula. Em um minuto e meio de musiquinha, o nome do presidente é mencionado 27 vezes.

Relâmpago. Quase vinte dias após o início da propaganda de TV, Jacques Wagner (PT-BA) deu as caras no programa do petista Walter Pinheiro em Salvador. "Respeito os adversários, mas minha identidade maior é com Pinheiro", disse o governador em apenas 30 segundos.

Diabo verde. Adversários de Micarla de Sousa (PV), candidata do senador José Agripino (DEM) que lidera as pesquisas em Natal, agora só a chamam de "demo-verde".

Caixa. Líder em Fortaleza, Luizianne Lins (PT) é acusada por Moroni Torgan (DEM) de ter, como arrecadador, um lobista de construtora com contratos na cidade, Hélio Santana. A prefeita diz que ele é advogado da Democracia em Ação, contratada para fazer a arrecadação on-line.

Ficha-suja. Dos 88 congressistas que disputam as eleições, 53 respondem a processos. O campeão é Paulo Maluf (PP), com 49, segundo levantamento que o site Congresso em Foco divulga hoje.

Para registro. Fausto De Sanctis jamais conversou com Daniel Lorenz, diretor de Inteligência da PF que, segundo versão corrente, teria pedido que o juiz parasse de deferir pedidos relativos às investigações da Operação Satiagraha.

Sonho meu. O ministro Jorge Félix, do Gabinete de Segurança Institucional, diz ter em mãos o laudo final das maletas que teriam sido utilizadas para grampear autoridades do Judiciário e Legislativo. Promete entregá-lo à CPI dos Grampos, sob a condição de que não seja divulgado. O relator, Nelson Pellegrino (PT-BA), já avisou que considera o laudo "público".

Esteira. A CPI dos Grampos deve criar uma subcomissão exclusivamente dedicada a estudar as maletas que fazem escuta telefônica e estariam nas mãos da Abin. O responsável deve ser o deputado Mauricio Lessa (PR-AL).

Bazar. São interesses contrariados de empresas fornecedoras de equipamentos que estão atrasando a divulgação do Plano Nacional de Defesa, segundo governistas com trânsito junto aos militares. "Isso já chegou ao presidente Lula", afirma um deles.

Calendário. Uma reunião hoje pela manhã entre Lula, Nelson Jobim (Defesa), Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) e Dilma Rousseff (Casa Civil) decidirá o formato final do anúncio do plano.

Couvert. Cristina Kirchner chegou uma hora atrasada à cerimônia no Itamaraty e falou por 23 minutos, atrapalhando o início do almoço. A primeira-dama Marisa Letícia não agüentou e atacou o pãozinho durante o discurso.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"O Alckmin é um quadro do PSDB que entrou no lugar errado. E não foi por falta de aviso."

Do vereador GILBERTO NATALINI , pró-Kassab, em resposta a Alckmin, segundo quem os "tucanos que apóiam o DEM não têm compromisso com o povo nem com o partido, mas sim com cargos".

Contraponto

Bonita camisa...

Com a Câmara em recesso branco, o quórum era escasso para recepcionar Cristina Kirchner ontem em Brasília. Um dos poucos deputados na capital, Gustavo Fruet (PSDB-PR) recebeu o seguinte telefonema:
-Conto com sua presença, ou vai ser um vexame!-, suplicava, aflita, uma funcionária do cerimonial do Planalto.
-Combinado. Tinha passagem marcada para Curitiba, mas estarei lá-, respondeu, sem jeito, o tucano.
Fruet apressou-se a buscar a única camisa limpa que restara no armário. Ao chegar à Câmara, os argentinos da comitiva imediatamente aprovaram seu visual. Só então notou que a camisa era listrada em azul celeste e branco.


Próximo Texto: Alckmin muda tom e diz que rivais pioraram cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.