São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARANÁ

Candidato derrotado do PT sinaliza apoio a Requião no segundo turno

MARI TORTATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O senador Roberto Requião (PMDB) já tem praticamente fechado o apoio do PT do Paraná para o segundo turno da eleição a governador. O candidato petista derrotado no último domingo, deputado federal Padre Roque Zimmermann, antecipou no final da tarde de ontem que "90% dos eleitos pelo partido manifestaram disposição de apoiar Requião".
O senador peemedebista vai disputar o segundo turno com Alvaro Dias (PDT), um ex-aliado. Alvaro espera neutralidade dos petistas para que também possa aderir à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva. Até ontem ele não tinha mantido contato com dirigentes estaduais do PT.
A executiva do PT se reuniria ontem à noite para fechar questão. "Queremos subir no palanque, vestir a camisa e governar com o vencedor", disse Padre Roque. Segundo ele, a tendência pró-Requião se deve "a uma história de afinidades" com o PMDB.
O deputado disse ter conversado com o presidente nacional do PT, José Dirceu, e que ouviu dele que o partido "tem uma dívida de gratidão com Requião". Referia-se aos apoios dados a Lula nas duas eleições anteriores e no primeiro turno da deste ano.
"Alvaro Dias foi para o PDT dias atrás", comparou. O presidente do PT estadual, André Passos, foi mais cauteloso. Disse que a reunião da noite "avaliaria todas as circunstâncias". "Acima de tudo, nosso objetivo é eleger Lula à Presidência", disse o senador eleito pelo partido, Flávio Arns.
Uma postura neutra no segundo turno é o que deve seguir o candidato derrotado do PSDB, Beto Richa. Ele adiou o anúncio para o final de semana após conversas com o seu grupo político.
Em entrevista ontem, Beto Richa afirmou que o partido vai concentrar forças na candidatura presidencial de José Serra.
A possibilidade de Serra atrair Alvaro Dias é mais difícil. O pedetista saiu do PSDB em 2001 e já declarou que não pode apoiar quem o expulsou do partido.



Texto Anterior: Minas Gerais: Aécio diz que vai trabalhar para obter recursos da União
Próximo Texto: Pará: Senador condiciona apoio ao PT contra PSDB no segundo turno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.