São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha do PT desgruda de Lula para destacar Genoino negociador

EDUARDO SCOLESE
DA AGÊNCIA FOLHA

Enfatizada à exaustão nos 45 dias que antecederam o primeiro turno da eleição ao governo de São Paulo, a estratégia de colar José Genoino à imagem de Luiz Inácio Lula da Silva terá uma trégua a partir da próxima semana, quando recomeçam as propagandas eleitorais no rádio e na TV.
Com direito a dois programas diários de 10 minutos, contra os 4 minutos e 30 segundos da primeira fase do pleito, a coordenação de campanha de Genoino decidiu priorizar a biografia parlamentar do candidato ao governo paulista.
De acordo com o presidente estadual do PT, Paulo Frateschi, o partido não pôde apresentar o histórico político de Genoino nos programas que antecederam o primeiro turno, por dois motivos: falta de tempo e temor de alterar uma tática que refletia em seu crescimento.
"É claro que nós temos interesse de expor mais a história do nosso candidato. Isso era importante, mas no primeiro turno nós tivemos dificuldades, era uma coisa ou outra. E, como a gente vinha subindo um pouco todo mês, mostrava que a nossa estratégia estava correta", disse Frateschi.
Os coordenadores da campanha petista, porém, apesar de assumirem uma nova fase nos programas, fazem também questão de dizer que a política de grudar Genoino em Lula vai continuar, mesmo que em menor escala. Para eles, a maioria dos eleitores já captou a "semelhança" entre os candidatos e suas propostas.
Segundo Marco Antonio Silva, secretário estadual de comunicação do PT e um dos articuladores dos programas eleitorais de Genoino, haverá uma ênfase na participação do candidato, como deputado federal durante 20 anos, em questões como a luta pelas diretas, no impeachment de Fernando Collor e nas dezenas de CPIs instaladas no Congresso.
"A experiência e os contatos adquiridos por Genoino na área da segurança pública deverão ser bem explorados a partir de agora. O seu lado negociador será colocado de forma clara", disse Silva.
"Com esse tempo, nós poderemos expor com clareza e muito mais detalhes todas as propostas que constam em nosso programa de governo. Não vamos fazer ataques, apenas colocaremos idéias", disse Genoino, que ontem traçou os próximos passos de sua campanha ao lado dos prefeitos petista do Estado e de deputados estaduais e federais recém-eleitos.


Texto Anterior: Maluf perde até em cidades pepebistas
Próximo Texto: Estratégia tucana será desvincular a eleição estadual da presidencial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.