UOL

São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003

Texto Anterior | Índice

DIPLOMACIA

Pagamentos atrasam

Amorim afirma que orçamento é "penoso"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou ontem que diplomatas brasileiras estão sendo obrigados a pagar com dinheiro do próprio bolso despesas de viagens devido à falta de recursos no Orçamento.
"Não é só lá fora não, até aqui dentro não estão recebendo as diárias" respondeu Amorim, ao ser questionado sobre a existência de diplomatas no exterior que estão sendo obrigados a gastar dinheiro próprio para quitar gastos de trabalho.
Os funcionários do Itamaraty estão recebendo com até trinta dias de atraso o ressarcimento de despesas feitas em viagens oficiais. O diplomata paga com dinheiro do próprio bolso, por exemplo, diárias de hotel e suas refeições.
A despesa acaba sendo ressarcida, mas cada vez com um atraso maior. No passado, os funcionários que iam viajar chegavam a receber as diárias antes de embarcar para o exterior.
"Isso é penoso", afirmou o ministro, ao comentar a situação orçamentária do Itamaraty. Segundo ele, toda vez que tem uma oportunidade comenta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a necessidade de rever os recursos destinados ao Itamaraty.
O país também deve pagamentos a diversos organismos internacionais. No último levantamento feito pela Folha, em junho, para a ONU (Organização das Nações Unidas) o Brasil devia mais de US$ 100 milhões.


Texto Anterior: Memória: Presidente comparece a velório de Martinez e evita encontrar Collor e Brizola
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.