São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

34 prefeitos presos pela PF ou afastados do poder são reeleitos

DA AGÊNCIA FOLHA

Pelo menos 14 prefeitos presos pela Polícia Federal e outros 20 afastados pela Justiça Eleitoral nos últimos quatro anos se elegeram para um novo mandato na eleição do último domingo.
Desde 2005, a PF prendeu 47 prefeitos em operações que tiveram repercussão nacional, como a Rapina e a Pasárgada, contra desvios de recursos. Desses, 28 tentaram se reeleger e metade conseguiu -todos no Nordeste ou em Minas.
Cerca de 250 prefeitos foram obrigados a sair de seus cargos nos últimos quatro anos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Dentre eles, 20 garantiram novo mandato no fim de semana passado. O número pode ser superior, já que o TSE não divulgou o nome de 90 cidades com prefeitos cassados desde 2004.
Os principais motivos para os afastamentos dos prefeitos são abuso de poder econômico e compra de votos. Há ainda casos de corrupção e improbidade administrativa. Parte deles dependeu de liminares para ficar no cargo. Outros recorreram e recuperaram os mandatos.
Há afastados eleitos em todas as regiões do país -o Estado com mais casos é o Rio Grande do Norte, com seis. Nenhuma das cidades tem mais de 200 mil eleitores. (CÍNTIA ACAYABA, FELIPE BÄCHTOLD, SÍLVIA FREIRE e RENATA BAPTISTA)


Texto Anterior: Porto Alegre: Rosário perdeu para Fogaça em redutos do PAC
Próximo Texto: Exército: Tenente sofre condenação por mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.