São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 2005

Texto Anterior | Índice

CIDADE NO FOGO

Manifestantes ocupam prédios do órgão e acusam superintendência de incentivar disputa por terras

Sem-terra queimam carro do Incra em AL

DA AGÊNCIA FOLHA

Militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) queimaram ontem uma camionete Ranger que havia sido alugada pela Superintendência do Incra em Alagoas. O veículo estava estacionado em frente à sede do Incra, em Maceió, que está invadida pelos sem-terra há dez dias.
Segundo informações da Polícia Militar, os agricultores fizeram um cerco em torno da camionete para bloquear o acesso dos bombeiros. O carro ficou totalmente destruído.
Há dez dias os agricultores impedem a entrada dos funcionários no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em dois prédios em Maceió e exigem a substituição da cúpula do órgão no Estado.
Ontem, o Incra conseguiu liminarmente a reintegração de posse dos imóveis na Justiça Federal. A Secretaria de Justiça e Defesa Social de Alagoas não informou quando a liminar seria cumprida.

Concentração
Segundo a Polícia Militar, entre 1.500 e 2.000 sem-terra estão concentrados nas imediações e dentro do prédio do Incra.
As lideranças do MST afirmam que a superintendência incentiva a disputa de áreas que estão sendo negociadas entre os movimentos de luta pela terra e privilegia o MLTS (Movimento de Libertação dos Sem Terra), criado a partir de uma dissidência do MST.
O superintendente do Incra, Gino César Menezes, negou que exista favorecimento e disse que o MST recebeu sete das nove áreas adquiridas em 2004. (SF)


Texto Anterior: Campo minado: Polícia e lavradores entram em conflito no MA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.