São Paulo, quarta-feira, 10 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra vai ao litoral anunciar projeto de ponte

Pelo cronograma do governo de SP, obra que ligará Santos a Guarujá só será concluída na próxima gestão

DA REPORTAGEM LOCAL

Potencial candidato do PSDB à Presidência, o governador de São Paulo, José Serra, esteve ontem no litoral Sul para o anúncio de um projeto antes mesmo da licitação: a ponte que ligará Santos a Guarujá, em substituição à travessia feita por balsa. Sob uma tenda instalada no ponto de embarque das balsas, Serra visitou a maquete da ponte. Seis minutos depois, cumpriu o percurso pela balsa.
Segundo o secretário de Transportes, Mauro Arce, a obra -que exigirá 30 meses para sua conclusão- ainda depende de licenciamento ambiental e lançamento de edital de licitação. Pelo cronograma, a ponte só será concluída no próximo governo. O início da obra será possível em 2010 se a licitação não for contestada.
"É um mês para detalhar projetos. A partir daí, feita a licitação, são dois anos e meio", disse Serra, ao responder sobre a data de início da obra.
Maior parte do custo da obra, de R$ 700 milhões, ficará para o sucessor. Em entrevista, Serra justificou sua presença, alegando que o projeto é de iniciativa do governo. E, por sua delicadeza, consumiu muito tempo para sua equação. "Há muito tempo acariciamos o projeto da ligação Santos-Guarujá que não seja pela balsa", disse.

Festa
Disposto a manter um padrão de visibilidade até o dia 2 de abril -prazo final para deixar o cargo-, Serra se dedicará a uma maratona de inaugurações nos próximos 20 dias. A última, de duas estações da linha amarela do Metrô, está programada para acontecer no dia 30, caso seja mesmo concluída a tempo.
Segundo interlocutores de Serra, a expectativa é que o governador só anuncie formalmente a candidatura no fim do mês. O governador repete que só pretende se manifestar às vésperas do afastamento. Seus aliados discutem a data ideal, descartando 1º e 2 de abril.
Apesar de o anúncio estar previsto para março, o PSDB planeja uma festa de lançamento de candidatura no início de abril. A ideia é manter Serra sob os holofotes de abril a junho, quando sua candidatura será oficialmente lançada.
A intenção é que a festa consuma dois dias, provavelmente fora de São Paulo. No dia do anúncio, uma festa mais discreta deverá ser organizada pelo PSDB de São Paulo.


Texto Anterior: Dilma diz que visita a obras "vale a pena"
Próximo Texto: Cabo eleitoral: Aécio diz que estará à disposição de Serra para viajar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.