São Paulo, quinta-feira, 10 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

SÃO PAULO

Marta autoriza transferência de ossadas
A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), autorizou ontem a transferência das ossadas encontradas em 1990, no cemitério de Perus, que hoje estão na Unicamp, para o Cemitério do Araçá, na zona oeste da capital paulista.
Ela recebeu, em audiência, familiares de mortos por motivação política e atendeu às reivindicações do grupo. Para Suzana Lisboa, representante dos familiares, com a decisão, "a prefeitura reassume seu papel político em relação às ossadas clandestinas do cemitério de Perus", que, segundo ela, "foi abandonado nos últimos oito anos".
Em 4 de setembro de 1990, foram encontradas as ossadas de 1.049 pessoas em uma vala clandestina no Cemitério Dom Bosco, em Perus (zona norte).
Na época, familiares de mortos e desaparecidos políticos forneceram os nomes de seis pessoas cujas ossadas supostamente estavam na vala. Os peritos da Unicamp identificaram os ossos de Frederico Eduardo Mayr e de Dênis Casemiro. Os outros quatro -Flávio de Carvalho Molina, Francisco José de Oliveira, Dimas Antônio Casemiro e Grenaldo Jesus Silva- não foram identificados.
Segundo os familiares, o trabalho parou após o final da gestão Luiza Erundina (1989-92). Mas a Unicamp afirma que os peritos concluíram os trabalhos, embora não tenham obtido êxito em outras identificações. Depois de Marta ter aceitado a transferência das ossadas, peritos do Instituto Médico Legal de São Paulo irão retomar o trabalho de identificação das ossadas. (DA REPORTAGEM LOCAL)







Texto Anterior: Celso Pinto: Energia e Argentina complicam 2002
Próximo Texto: Ministério Público: Brindeiro é o 7º na "eleição" dos procuradores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.