São Paulo, sexta-feira, 10 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aliança nacional de PPS, PTB e PDT deve se repetir em cinco Estados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O pré-candidato à Presidência do PPS, Ciro Gomes, deverá formar palanques com o PTB e o PDT em vários Estados, apesar dos obstáculos colocados pelas cúpulas dos dois partidos trabalhistas. Em pelo menos cinco Estados, a tríplice aliança está praticamente fechada.
A coligação nacional deverá ser repetida no Maranhão, Rio, Pará, Mato Grosso e São Paulo.
No Distrito Federal e em Alagoas, a aliança ainda enfrenta dificuldades. No Rio Grande do Sul, a direção do PPS ainda espera por uma aliança só com o PTB. O ex-governador Antônio Britto (PPS) disputaria o governo, enquanto o deputado estadual Sérgio Zambiasi (PTB) e o senador José Fogaça (PPS) concorreriam ao Senado.
Além de garantir um palanque forte para Ciro nos Estados, essas alianças permitiriam a eleição de um bloco parlamentar expressivo formado pelos três partidos.
O PDT terá o candidato ao governo no Rio de Janeiro -o ex-prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira- e no Maranhão -o ex-prefeito de São Luís, Jackson Lago. No Pará, o candidato ao governo será do PTB -o vice-governador Ildegardo Nunes. No Mato Grosso, o candidato será do PPS -o ex-senador Blairo Maggi.
Os três partidos estão fechados em São Paulo, mas ainda não contam com um candidato forte. O presidente nacional do PPS, senador Roberto Freire (PE), admite que talvez a aliança lance um nome apenas para divulgar as propostas da coligação.
No Rio Grande do Sul e em Mato Grosso, os candidatos do PPS vão contar ainda com um aliado que é rejeitado por Freire: o PFL.
Na eleição da Executiva do PPS, realizada ontem, foram ratificados os nomes anunciados e mantido como presidente do partido o senador Roberto Freire.



Texto Anterior: Na TV, Lula chora e ignora propina e crítica de bancos
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Cinema nacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.