UOL

São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNO

BC lança plano contra lavagem de dinheiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O pacote de medidas de combate à lavagem de dinheiro, que será anunciado hoje, pode se tornar um foco de demandas judiciais. As eventuais ações devem se centrar na possibilidade de o Banco Central decretar, sem autorização prévia da Justiça, o bloqueio administrativo de contas bancárias.
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o presidente do Banco Central, Henrique Meireles, anunciam hoje um pacote de medidas do governo para combater a lavagem de dinheiro.
Bastos formalizará a criação do Departamento de Recuperação de Ativos, que terá a missão de reaver dinheiro desviado dos cofres públicos e combater a lavagem feita pelo crime organizado.
Após a divulgação, o BC vai oficiar a todos os bancos que atuam no Brasil a obrigatoriedade de que, para fazer depósitos e saques em dinheiro em valores superiores a R$ 100 mil, o interessado deverá informar à agência uma semana antes da operação. "A criação desse departamento é a medida que estava faltando para inserir o Brasil nessa luta internacional para recuperar o dinheiro ilícito", disse Adrienne Senna.


Texto Anterior: Ministro usa encontro para contato político
Próximo Texto: Imprensa: Dono de jornal é assassinado em Campo Grande
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.