São Paulo, sábado, 10 de agosto de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Subir o tom
Atônito com o desempenho de Serra nas pesquisas, o comando da campanha do tucano acredita que a única saída é "satanizar" Ciro. Além de tentar carimbá-lo como "mentiroso" e "líder de uma tropa collorida", a orientação na aliança é mostrá-lo como "desequilibrado".

Cruzado de direita
No PSDB, compara-se o momento da campanha a uma luta de boxe na qual Serra já teria perdido por pontos para Ciro. O nocaute do candidato do PPS seria a única chance de o tucano passar para o segundo turno.

Pavio curto
Para o PSDB, a única notícia boa dos últimos dias foi o fato de Ciro ter dado sinais de nervosismo. Se bem provocado, acreditam os tucanos, poderá "estourar" diante das câmeras de TV.

Processo de erosão
Assim como já acontecera com Garotinho (PSB), Serra foi obrigado a passar o dia desmentindo os boatos de que irá desistir da eleição. Quando chegou a esse ponto, o presidenciável do PSB viu minguarem os financiadores de campanha e perdeu muitos aliados nos Estados.

Dissidência
Esmeralda Guanaes, mãe de Nizan Guanaes, disse na quinta-feira que votará em Lula. A revelação da mãe do marqueteiro de Serra foi feita em evento na igreja Nossa Senhora da Luz, no bairro da Pituba, em Salvador.

Casa arrombada
Roberto Freire (PPS) ficou irritado ao saber da possível presença de ACM hoje no comício de Ciro em Pernambuco, seu Estado natal. E mandou avisar ao presidenciável que não subirá no mesmo palanque do ex-senador pefelista: "Ou ele ou eu!".

Beija-mão
Ciro combinou de se encontrar com ACM na divisa entre PE e BA. Juntos, seguiriam para o comício em PE. Resta saber se o presidenciável pedirá, de novo, bênção ao cacique pefelista.

Ordem superior
Lula telefonou para Benedita da Silva na noite de quarta, assim que soube que a polícia do Rio havia culpado o jornalista Tim Lopes pela própria morte e não havia indiciado ninguém. O petista exigiu da governadora que todos os responsáveis pelo inquérito fossem destituídos.

Prioridade eleitoral
Lula temia que o relatório sobre a morte de Tim Lopes desgastasse o governo de Benedita e, consequentemente, sua campanha no Rio de Janeiro. Na mesma noite, a governadora afastou o inspetor e o delegado responsáveis pelo caso.

Peixe grande
Daniel Georges, preso em SP sob acusação de tráfico, é acusado de ter ordenado o assassinato do radialista Santiago Leguizamón em 91, crime de repercussão no Paraguai. Daniel é filho de Fuad Jamil, um dos principais contrabandistas da fronteira com o Paraguai nos anos 80.

Rápida no gatilho
Mais de 24 horas depois de localizados, os grampos telefônicos plantados na Força Sindical e no comitê de Paulinho, vice de Ciro, só foram retirados pela Polícia Técnica no final da tarde de ontem. A Força teve de isolar as duas áreas e colocar seguranças, à espera da polícia.

Chumbo grosso
O jogo da sucessão no CE promete ser pesado. Sérgio Machado (PMDB) estuda exibir na TV cópia de um jornal de 92 no qual são atribuídas frases a Tasso Jereissati. No artigo, ele aparece se referindo ao seu atual candidato, Lúcio Alcântara, como "traidor" que se aliou "ao corrupto Brizola, que agora apóia Collor".

Antigo partido
José Genoino (PT), candidato ao governo de SP, apareceu na festa de lançamento da candidatura de Luiza Erundina (PSB), anteontem à noite em SP. A deputada retribuiu, dizendo que Genoino é o melhor candidato. Detalhe: o candidato do PSB em SP chama-se Carlos Pittoli.

TIROTEIO

Do deputado federal João Herrmann (PPS-SP), comentando a postura de Lula na campanha presidencial:
- Não sabia que as Olimpíadas tinham sido antecipadas, tal é a postura olímpica de Lula na campanha eleitoral. Ele é absolutamente neutro: pH 7 total.

CONTRAPONTO

Torcedora fanática

Marta Suplicy (PT), como vem fazendo às sextas-feiras, deixou ontem o expediente na Prefeitura de São Paulo para fazer campanha para Lula e o deputado federal José Genoino, candidato ao governo de São Paulo.
Ontem, Marta esteve na Baixada Santista.
Na terra que consagrou Pelé, a prefeita paulistana apostou no futebol para tentar conquistar alguns eleitores para a campanha dos petistas.
Ao encontrar um corintiano num camelódromo em São Vicente, Marta foi logo dizendo a ele que era corintiana antes de se casar.
Depois, explicou a prefeita ao eleitor, virou torcedora do Santos por causa de Eduardo Suplicy e dos filhos, também santistas. E completou, a tempo:
- Mas estou voltando a ser corintiana- disse Marta, lembrando que se separou do senador petista.



Próximo Texto: Estratégia: Em crise, campanha de Serra busca ajuda do PT contra Ciro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.