São Paulo, segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Aceitação do imposto único é maior

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisas de opinião indicam que é cada vez maior o número de pessoas que afirmam ter ouvido falar ou têm conhecimento da proposta do imposto único defendida pelo economista Marcos Cintra. Em conseqüência, também é maior o número de pessoas que dizem ser favoráveis à criação de um imposto único no país.
A mais recente dessas pesquisas foi feita pelo Cepac -Pesquisa & Comunicação entre 24 de julho e 2 de agosto deste ano. Foram entrevistadas 1.150 pessoas, com mais de 18 anos, em nove capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Manaus e Brasília).
Segundo a pesquisa do Cepac, 76% dos entrevistados responderam já ter ouvido falar ou têm conhecimento do imposto único. Em julho de 2002 o Datafolha fez pesquisa sobre o tema (5.103 entrevistas em 285 cidades), com resultado de 37%. Em agosto de 2004, pesquisa realizada pela CNT/Sensus (2.000 entrevistas em 195 cidades) mostrou que o índice de conhecimento do tributo era de 26,7%.
Ainda segundo a pesquisa do Cepac, 78% dos entrevistados são favoráveis à implantação do imposto único -em 2002, 63% pelo Datafolha; em 2004, 64,2% pela CNT/Sensus. Pela pesquisa do Cepac, 9% são contra o tributo, 5% se dizem indiferentes e 7% não sabem.
A pesquisa revela que 86% dos entrevistados disseram que "é mais prático pagar um imposto único do mesmo valor de vários". Segundo o Cepac, 69% dos entrevistados disseram que votariam em um partido que defendesse o imposto único.


Texto Anterior: Entrevista da 2ª/Marcos Cintra: "Campanha contra a CPMF é reação à alta carga tributária"
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.