São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACRE

Procuradoria denuncia deputado federal eleito por compra de voto

DA REPORTAGEM LOCAL

A Polícia Federal cumpriu ontem, em Rio Branco (AC), mandado de busca e apreensão na casa do deputado federal eleito Ronivon Santiago (PPB). No final da manhã, o Ministério Público Estadual o denunciou criminalmente por compra de votos.
Na mesma denúncia foram incluídos o deputado federal Sérgio Barros (PMDB), que nessa eleição concorreu ao Senado, e Nabor Júnior (PMDB), senador que concorreu à reeleição. Como os dois são parlamentares têm foro privilegiado, responderão no Superior Tribunal Eleitoral.
Barros e Nabor Júnior foram incluídos na ação porque cabos eleitorais de Ronivon afirmaram, em depoimento, que eles também estariam envolvidos no mesmo esquema de compra de votos.
Ronivon é alvo de dois processos: uma investigação judicial eleitoral que tem como sanções máximas a perda dos direitos políticos e um processo criminal por compra de voto, cuja pena máxima até quatro anos de reclusão.
Na busca na casa de Ronivon, a polícia encontrou listas com nomes de eleitores que informaram estar aguardando o candidato, que não estava no local. O cabo eleitoral Francisco de Assis foi preso em flagrante com listas de eleitores que ele disse serem de "sua responsabilidade".
A casa de Assis, em Taquari, bairro pobre da periferia de Rio Branco, havia sido depredada por eleitores que ele cadastrou e que não receberam os R$ 100 prometidos pelo candidato. (GABRIELA ATHIAS)


Texto Anterior: Paraná: PT confirma adesão a Requião e campanha unificada com a de Lula
Próximo Texto: Outro lado: Deputado não é encontrado por reportagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.