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ESTADOS
Por MP, Estado ficaria com rodovias como forma de ressarcir os recursos gastos em obras feitas em vias da União
MG pode ter de ficar com estradas federais
LEONARDO WERNER
FREE-LANCE PARA A
AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE
Minas Gerais pode estadualizar
rodovias federais para poder obter o dinheiro para o pagamento
do 13º ao funcionalismo estadual.
A decisão, que está sendo discutida em Brasília, deverá estar na
medida provisória que trata de
formas de ressarcir o Estado por
obras realizadas em vias federais.
O meio encontrado para contornar a situação deixou insatisfeito o governador eleito de Minas, Aécio Neves (PSDB). A estadualização das rodovias forneceria créditos para o governo mineiro, mas geraria novos gastos fixos.
Como contrapartida, Aécio pediu autorização para privatizar as
rodovias, as quais ele já estaria
"elencando". A assessoria de Aécio disse que ele acredita que a
questão estará resolvida amanhã,
com a volta de FHC ao Brasil. "Essa [a estadualização] é mais uma
das alternativas que surgem no leque das opções", disse.
A MP foi formulada para atender a Minas, que esperava o repasse R$ 1,2 bilhão por gastos estaduais em BRs. Só que outros Estados também deverão ser contemplados. A expectativa é que ela
seja editada hoje. O valor, deverá
chegar, no máximo, à metade do
pedido, ou seja, R$ 500 milhões,
pagos imediatamente.
Dessa forma, a União ficaria
também teoricamente livre de
que outros Estados peçam a mesma saída. A possibilidade existe,
mas é improvável que governadores queiram assumir o ônus de
cuidar de estradas federais, afirmam políticos ligados a Aécio.
O governador Itamar Franco
(sem partido) não falou sobre o
caso. Ele havia prometido entrar
com ações na Justiça contra a
União, caso a MP não fosse publicada ontem, mas desistiu. "Eu sou
o senhor do meu tempo. Se o tempo mudou, é porque outras coisas
mudaram", afirmou.
Mesmo que a União autorize a
privatização das rodovias, o problema de Aécio não se resolve
porque, segundo José Élcio Monteze, coordenador da sexta unidade do Departamento Nacional de
Infra-estrutura dos Transportes,
um processo de concessão rodoviária não demora menos que um
ano e meio. Em 2003, as despesas
de MG estão estimadas em R$ 10,9
bilhões, contra uma receita projetada de R$ 8,6 bilhões.
Aécio adiou a renúncia à presidência da Câmara, marcada para
quinta-feira, para viabilizar a MP
de Minas e a da minirreforma tributária.
Colaborou a Sucursal de Brasília
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