UOL

São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ao depor, Cicote descreveu Severo

DA REPORTAGEM LOCAL

Os promotores criminais de Santo André disseram estranhar a declaração de José Cicote à Folha. A Promotoria afirmou que o depoimento prestado por ele, em cinco de maio deste ano, foi muito "tranquilo e claro". O ex-vice de Celso Daniel foi convidado a depor pelos próprios promotores.
Em seu depoimento, Cicote não só afirma que viu Dionízio Aquino Severo ao lado do empresário Sérgio Gomes da Silva, como diz que os dois estavam juntos durante uma audiência pública de Daniel. Afirma que Severo, na ocasião, exercia as funções de segurança da prefeitura.
Para reforçar o depoimento, já que seu testemunho refere-se a fatos ocorridos há mais de dez anos, afirmou à Promotoria ser um "bom fisionomista" e ter a "convicção" de suas palavras.
O depoimento foi reproduzido em quatro páginas assinadas e rubricadas por Cicote e por três promotores criminais.
O político contou em detalhes como viu Severo ao lado de Gomes da Silva.
Disse que, no período em que foi vice-prefeito (1989-1992), viu os dois juntos no primeiro andar da prefeitura, durante uma audiência pública de Celso Daniel.
Afirmou que, num primeiro momento, apenas viu Gomes da Silva ao lado de uma "uma pessoa que também exercia funções de segurança", um homem "de cabelos castanhos escuros, puxados para o preto, barba rala, cor branca morena, estatura mediana, encorpado".
No mesmo evento, Cicote disse que teve conhecimento do nome do homem ao lado de Gomes da Silva: "era Dionízio", afirmou. O político, no entanto, fez questão de ressaltar que não poderia afirmar se Severo tinha um vínculo empregatício com a Prefeitura de Santo André.
"Não sei precisar se Dionízio chegou a ser contratado pela Prefeitura ou não. Sei apenas que o comentário que corria é que Sérgio Gomes da Silva contratava pessoalmente os seguranças do prefeito", afirmou Cicote.
Durante seu depoimento, os promotores exibiram ao político duas fotos de Severo. Cicote disse que, "como bom fisionomista", reconhecia o mesmo homem ao lado de Gomes da Silva durante o evento público na prefeitura.
Questionado pelos promotores se tinha certeza de sua afirmação, disse: "Reconheço, com absoluta convicção", disse o político.
No final de seu depoimento, afirmou ainda que ouviu comentários dando conta de um desentendimento entre Gomes da Silva e Severo, relacionado à mulher do empresário. "Entretanto, não sei o que aconteceu", afirmou.
Antes de ser preso, Severo afirmou à polícia ter namorado a ex-mulher de Gomes da Silva.


Texto Anterior: Ontem
Próximo Texto: À promotoria
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.