São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

O recorde

"O PIB do terceiro trimestre cresce mais do que se previa", abriu o "Jornal Nacional", na manchete, mas "foi o período anterior à chegada da crise internacional ao Brasil". Foi até "recorde", na manchete on-line de "O Estado de S. Paulo" ao longo do dia.
O ministro da Fazenda e o presidente do Banco Central apareceram por todo lado, para espalhar as respectivas mensagens. O primeiro conclamou "os trabalhadores a acreditar que o Brasil vai continuar crescendo", embora menos, no ano que vem. O segundo, que decide hoje os juros, sublinhou que "o consumo das famílias mostrou expansão" e a desaceleração "será mais curta" que em outros países.
Pelo exterior, a Bloomberg ressaltou que a economia "acelerou inesperadamente para o ritmo mais forte em quatro anos" e a home da "Forbes" postou o enunciado de que o país "segue quente".

LULA & ROUBINI
Lula voltou a soltar o verbo, ontem em palanque. Destaque no portal Terra e outros, uma de suas frases em Tocantins teria sido "Tem gente rezando para que a crise pegue o Brasil para o Lula se lascar".
Para registro, o blog Direto da Fonte informou que, em Washington, semanas atrás, Lula se reuniu com Nouriel Roubini, oráculo da crise, e também Paul Krugman. Que teriam sugerido medidas para retomar o crédito e que ele estimulasse os brasileiros a comprar.

DESEMBARGADOR
Nas manchetes de Folha Online e outros, a prisão do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo "e outros sete", entre magistrados e advogados. No enunciado à noite, "Polícia Federal usa máquina para contar o dinheiro apreendido na casa do desembargador".

CORRUPÇÃO BRIC
"Financial Times" e outros destacaram levantamento da ONG Transparency International dizendo que "empresas dos emergentes subornam rotineiramente". O "FT" citou China, Índia e Rússia no enunciado e acrescentou o Brasil no texto, entre 22 países pesquisados.

LEILÃO
ebay.com
Logo após a prisão do governador, a vaga de senador por Illinois foi colocada à venda no site eBay, por piada, com oferta inicial de US$ 0,09

DA CRISE À LAMA
O escândalo da venda da cadeira de Barack Obama no Senado, pelo governador democrata de Illinois, recebeu cobertura sem parar, mas inusitadamente apartidária, da Fox News. E foi manchete on-line dos grandes jornais americanos e outros o dia todo.
O "Washington Post" avaliou que "enlameia as águas políticas" também de Washington. Já o Huffington Post tentou ver um lado bom para Obama, citando os ataques gravados do governador ao presidente eleito e insinuando que o futuro chefe de gabinete teria feito a denúncia aos promotores. Mas não tem jeito, admitiu o site, trata-se de "um novo nível de baixaria".

O JORNAL...
O "Chicago Tribune" noticiou antes a prisão, segundo relatos, e até soltou edição "extra" no meio da tarde. Mas não escapou de críticas, inicialmente por ceder aos pedidos do FBI para que não publicasse informações que, nos últimos dias, "ameaçariam as investigações".

E A PRESSÃO
Depois, mais importante, o concorrente "Chicago Sun-Times" deu e muitos outros ecoaram que o governador teria exigido do "Chicago Tribune" a demissão de um editorialista, em troca de socorro financeiro, com resposta positiva. O jornal negou qualquer ação do tipo.

REINVENÇÃO
A corporação do "Chicago Tribune" já vinha sob crítica, ontem. O pedido de falência se mostrou de baixo custo para a Tribune Co., mas duro para os funcionários. O peso da dívida vai recair sobre eles e suas ações, aceitas em troca do fundo de pensão quando o grupo foi comprado. Foi o que denunciou o "New York Times".
E a Ad Age avisa que a crise é usada como desculpa para grupos que já buscavam "reinvenção".

"TEM QUE DAR PORRADA!"
Band
José Luiz Datena narrou a perseguição de um carro, "Quase bateu! Bateu agora! É a primeira vez que eu vejo isso! É a primeira vez na televisão brasileira!". Mas a cena continuou e os policiais espancaram o motorista. Ao vivo, o "repórter aéreo" censurou, mas o apresentado falou, "pode mostrar!, tem que dar porrada mesmo!"


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Elvira Lobato conquista o Prêmio Esso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.