São Paulo, quinta, 10 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Scala morreu em acidente

do Banco de Dados

A disputa jurídica protagonizada pelo governador Mário Covas há 37 anos em sua cidade natal, Santos (72 km a sudeste de São Paulo), foi originada em uma tragédia que comoveu a população local.
Seis dias antes de assumir a prefeitura, o engenheiro Luís La Scala Júnior (PSP-PL-PSB) morreu em decorrência de um acidente de carro.
La Scala sofreu o acidente momentos depois de sair da prefeitura (ele era diretor de Obras), por volta de 12h30, do dia 4 de abril de 1961. Era sua hora de almoço e ele ía para casa de táxi.
Chovia e a pista estava escorregadia. Num cruzamento, o táxi foi abalroado por um carro de uma auto-escola.
Uma das portas se abriu e La Scala foi lançado para fora do carro e bateu a cabeça na sarjeta. Foi levado a um hospital, onde ficou internado.
Sua diplomação como prefeito aconteceu horas depois do acidente, mas foi apenas um ato formal. O deputado federal Rubens Ferreira Martins, seu colega do PSP, esteve na solenidade em seu lugar.
La Scala ficou internado e morreu quatro dias após o acidente. Ficou o tempo todo inconsciente. Era o dia 8 de abril de 1961. Sua posse estava marcada para o dia 14.
Ele havia sido eleito com 28.286 votos, enquanto Mário Covas, segundo colocado, havia recebido 22.369 votos.
Seu enterro foi um acontecimento em Santos. Calculou-se na época que 80 mil santistas acompanharam o cortejo.
Com a morte de La Scala, no fim de tudo José Gomes (PTB), seu vice, assumiu o cargo.
Mas seu governo foi interrompido logo no início do regime militar. Ele foi cassado pelo AI-1 (Ato Institucional nš 1) em 15 de junho de 1964. Como a cidade não tinha vice-prefeito, assumiu o cargo um militar, o comandante Fernando Ridel.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.