São Paulo, quinta-feira, 11 de março de 2004

Texto Anterior | Índice

CASO SANTO ANDRÉ

John cita 3 carros

Preso depõe e contradiz versão dada pela polícia

LILIAN CHRISTOFOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Em interrogatório judicial, um dos presos acusados pelo assassinato do prefeito Celso Daniel (PT) disse que três carros participaram do seqüestro (a polícia diz dois) e que o empresário Sérgio Gomes da Silva, acusado de ser o mandante do crime, parou o carro sozinho, quando a quadrilha já pensava em fugir.
O preso Elcyd Oliveira Brito, o John, foi ouvido ontem no Fórum de Avaré (SP). A referência a um terceiro carro coincide com narrativa de uma pessoa que diz ter testemunhado o momento em que a Pajero de Daniel foi bloqueada, em 18 de janeiro de 2002.
O depoimento, porém, entra em conflito com a conclusão da Polícia Civil de que o crime foi comum. Para a polícia, seis homens da favela Pantanal, divididos em dois carros, tentaram seqüestrar um empresário de uma Dakota. A vítima fugiu. Viram, então, o carro de Daniel e resolveram abordá-lo -versão apoiada pelo PT.
John afirmou não ter visto nenhuma Dakota naquela noite. Disse ainda que os três carros estavam parados em uma esquina quando receberam a ordem de um dos criminosos para seguir a Pajero em que estava Daniel.
Para a Promotoria, o seqüestro foi encomendado por Gomes da Silva. O prefeito teria sido morto ao tentar deter um esquema de cobrança de propina na Prefeitura de Santo André, do qual Gomes da Silva seria um dos beneficiários. O próprio PT, segundo testemunhas, recebeu parte desse dinheiro em campanhas eleitorais -o partido nega.
John afirmou que, depois de avistarem a Pajero em que estava Daniel, os três carros iniciaram a perseguição. Bateram nas laterais da Pajero e atiraram. Gomes da Silva parou o carro e deu marcha ré. John disse que já pensava em fugir quando olhou para o retrovisor e viu que a Pajero havia parado sozinha. Voltou então para completar o seqüestro.
O preso afirmou que não conhecia Gomes da Silva.


Texto Anterior: Sem esperança: Regina Duarte volta a fazer crítica a Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.