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Propaganda do PT tentará ser "afirmativa"
PATRÍCIA ANDRADE
da Reportagem Local
A equipe que cuida da estratégia
de comunicação do candidato
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promete levar ao ar, a partir do dia 18
de agosto, data do início do horário eleitoral gratuito na TV e no
rádio, programas com humor.
Segundo Ozéas Duarte, coordenador de comunicação da campanha de Lula, a idéia é fugir do "pacotão burocrático, que transforma
o horário gratuito em uma chatice
para o eleitor".
Em 1994, os programas de TV de
Lula foram considerados sisudos,
o que provocou uma briga entre o
cineasta Sílvio Tendler e a coordenação da campanha, causando a
saída dele da equipe.
Agora, a linha que deve ser seguida é a apresentação de programas "afirmativos" em que serão
explicadas as propostas do candidato sem que isso signifique ocupar muito tempo com discursos
raivosos.
Os petistas pretendem priorizar
as cenas externas em vez de usar
imagens do candidato em estúdio.
O PT fez uma pesquisa qualitativa para avaliar o impacto do programa de TV do partido que foi ao
ar no mês passado. Esse programa, produzido pela empresa Casa
de Cinema, do Rio Grande do Sul,
usou uma metáfora futebolística
para falar dos problemas brasileiros.
De acordo com Ozéas, a peça foi
bem aceita e uma das sugestões
dos que participaram da pesquisa
foi levar ao ar fórmulas mais criativas de apresentar o candidato.
Os coordenadores da campanha
de Lula vão aproveitar o horário
eleitoral gratuito para que o candidato detalhe sobre suas propostas
para a economia. As experiências
de administrações petistas também vão fazer parte dos programas.
Ele afirma que os programas não
vão mostrar um Lula "maquiado", diferente do que é na vida
real. "Não vamos apresentar um
Lula falsificado, como se fosse um
produto a ser vendido. Mostraremos um Lula simples, do jeito que
ele é", afirma o coordenador de
comunicação.
São três empresas que estão
montando a estratégia de comunicação: a Casa de Cinema -que fez
as campanhas de Tarso Genro a
prefeito em 1992, de Olívio Dutra a
governador em 94 e de Raul Pont a
prefeito em 96 -, a Toni Cotrin e
a PG Comunicações.
O tempo de Lula na televisão é
de cerca de dez minutos, além de
dez inserções de até um minuto
por dia.
A proposta da Casa de Cinema é
produzir peças de 30s a 1min para
as inserções. A produtora, cujo
um dos donos é o cineasta Jorge
Furtado, costuma trabalhar as situações reais com toques de humor e de ficção.
O PT ainda não definiu, porém,
como será o formato dos programas de TV e das inserções. O jingle
da campanha também ainda está
sendo trabalhado e deve ser divulgado apenas quando começar o
horário eleitoral.
Internet
O site do PT na Internet recebeu
no mês de junho, quando Lula começou a subir nas pesquisas,
411.600 acessos, uma média de
13.720 visitas diárias. Desse total,
7,9% foram de estrangeiros. Antes, a média de acessos era de 3.000
por dia.
A "carta-compromisso" apresentada por Lula na segunda-feira
em Brasília, foi acessada até ontem 1.228 vezes e as diretrizes do
programa de governo foram consultadas 740 vezes.
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