São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jader se divide entre PT e PSDB no 2º turno

DA REPORTAGEM LOCAL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O ex-senador e deputado federal recém-eleito Jader Barbalho (PMDB-PA) ainda não definiu se apoiará ou não o presidenciável José Serra (PSDB) no segundo turno. Essa decisão ainda seria discutida hoje durante reunião da cúpula estadual do partido, na casa de Jader, em Belém.
No segundo turno da sucessão estadual, é quase certo o apoio de Jader à candidata Maria do Carmo, do PT. Ela disputará o governo com Simão Jatene (PSDB). No primeiro turno, a petista teve 25% dos votos, contra 35% de Jatene.
Jader, que foi eleito o deputado federal mais votado do Pará (com 344 mil votos) ajudou seu partido a eleger outros quatro parlamentares para a Câmara. Os votos da "bancada do Jader" somados ao da ex-mulher, Elcione Barbalho, derrotada ao Senado, somam 1,6 milhão de votos.
O flerte entre o PT estadual e o PMDB de Barbalho ficou explícito 24 horas antes das eleições. No sábado, o PT publicou nos jornais locais uma nota oficial sugerindo o segundo voto ao Senado em Elcione Barbalho. "O PT sabia que poderia precisar do nosso apoio no segundo turno", disse um dos caciques estaduais do PMDB.
"O PMDB é um grande partido e nós vamos procurar este apoio", disse ontem Maria do Carmo, que precisa unir forças para enfrentar o candidato do governador tucano Almir Gabriel.
O governador tucano é o principal adversário local de Jader. Seus assessores mais próximos creditam à articulação do governo do Estado os mandados judiciais de prisão sofridos pelo ex-senador. Além disso, dizem, a assessoria de Gabriel se empenhou em divulgar pelo Pará a fotografia de Jader algemado, em fevereiro passado.
O que será debatido na reunião de hoje é se o apoio que eventualmente Jader possa dar a José Serra beneficiará, ainda que indiretamente, os tucanos no Pará. (GABRIELA ATHIAS e MAURÍCIO SIMIONATO)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Risco-Nanquim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.