São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / DATAFOLHA

Segundo eleitores, debate na televisão terminou empatado

Para 43% dos que assistiram ao debate da TV Bandeirantes, no último domingo, Alckmin venceu; para 41%, Lula foi melhor

Tucano não se saiu tão bem entre os mais escolarizados e de maior renda em relação a suas intenções de voto nessas fatias do eleitorado


RAFAEL CARIELLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) empataram na percepção dos eleitores quanto ao seu desempenho no debate de domingo na TV Bandeirantes, segundo o Datafolha.
No entanto, Alckmin não se saiu tão bem na percepção do debate entre os eleitores mais escolarizados e com maior renda quanto as intenções de voto que havia conquistado nessa faixa do eleitorado em pesquisas anteriores. O debate foi mais visto, proporcionalmente, entre os mais ricos e mais escolarizados, e foram dessas fatias do eleitorado que o tucano mais perdeu votos.
Do total de eleitores ouvidos pelo Datafolha ontem, 39% disseram ter assistido ao debate -inteiro ou em parte-, contra 61% que não o fizeram. Entre os que acompanharam os desempenhos do tucano e do petista, 43% disseram que Alckmin se saiu melhor, contra 41% que viram em Lula o vencedor do encontro. A diferença entre os dois está dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O Datafolha também coletou a impressão dos que não viram o debate, questionando qual a opinião deles sobre o desempenho dos candidatos a partir do que sabiam ou ouviram dizer.
No total dos entrevistados, 30% disseram considerar que Alckmin havia se saído melhor no debate, contra 28% que tinham essa opinião para Lula.
Entre os eleitores que têm renda familiar mensal maior do que 10 salários mínimos, Alckmin foi considerado o vencedor do debate por 54% dos entrevistados, contra 23% para Lula. Nessa faixa de renda, o tucano tinha na pesquisa da última sexta-feira 69% das intenções de voto, caindo agora para 62%.
Entre os que ganham de cinco salários mínimos a dez salários mínimos, 37% consideraram que Alckmin se saiu melhor, e 31%, Lula. Na pesquisa da última sexta-feira, no entanto, o tucano tinha nessa faixa 51% das intenções de voto. Agora tem 48%.

Influência
Para Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, "se o debate exerceu alguma influência foi entre os que têm renda e escolaridade mais altas". "O fato novo entre as duas pesquisas foi o debate, e foi nesses segmentos que Alckmin caiu mais", ele diz.
Entre os eleitores que têm nível superior de escolaridade, 45% disseram ter visto vitória de Alckmin, contra 25% que consideraram Lula o vencedor do debate. Nessa faixa do eleitorado, as intenções de voto de Alckmin caíram de 56% nos dias 5 e 6 para 53% ontem.
Quando considerados os que têm nível médio, 35% consideraram Alckmin o vencedor, contra 27% que viram em Lula o candidato que se saiu melhor no debate. Alckmin tinha no final da semana passada 48% das intenções de voto nessa faixa, e caiu para 43% agora.
O debate foi assistido por 61% dos eleitores com nível superior completo, por 43% dos que têm ensino médio e por 31% dos que concluíram apenas o curso fundamental. Entre os que ganham mais de 10 mínimos, 72% disseram ter acompanhado o debate. A fatia cai para 53% dos que têm renda entre 5 e 10 mínimos; 41% entre 2 e 5 mínimos; e 31% entre os que ganham até 2 mínimos.


Texto Anterior: Metodologia: Pesquisa ouviu 2.868 eleitores em 194 cidades
Próximo Texto: Marcos Nobre: Além do telecatch
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.