São Paulo, sábado, 11 de novembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Lista de deputados federais eleitos em SP pode mudar

DA FOLHA ONLINE

Uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai obrigar o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) a recalcular os votos para deputado federal no Estado. O TSE aprovou o pedido de registro de candidatura de José Abelardo Guimarães Camarinha, do PSB, que concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Com essa decisão, o TRE-SP terá que acrescentar os votos obtidos por Camarinha (78.357) no total, o que deve gerar uma nova retotalização dos votos válidos. A lista de eleitos pode mudar.
Ontem, o tribunal paulista confirmou a eleição de Fernando Capez (PSDB-SP) para a Assembléia Legislativa do Estado, após uma retotalização, devido a uma série de decisões do TSE, que deferiu e indeferiu registros de candidaturas.
No caso de Camarinha, o TSE reverteu uma decisão do tribunal regional, que havia negado o registro da candidatura de Camarinha, com base em um pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral.
O Ministério afirmou que faltaram ao candidato certidões dos processos criminais a que responde bem como os documentos referentes a oito ações de improbidade administrativa em que figura como réu.
Em recurso ao TSE, o candidato do PSB argumentou que, no processo em que foi condenado por improbidade administrativa, não há menção no acórdão (decisão final) à suspensão dos direitos políticos.
O ministro Cezar Peluso considerou que, para configurar situação em que o candidato fosse considerado inelegível, o ato de improbidade deveria ter fins eleitorais, o que não foi o caso.








Texto Anterior: Justiça: STF veta a quebra de sigilo em caso Meirelles
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.