UOL

São Paulo, quinta-feira, 11 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Trabalho de base
Amanhã, véspera do encontro do diretório nacional petista, haverá reunião entre o campo majoritário e o Movimento PT, que somam 70% dos delegados. O objetivo é chegar ao evento do fim de semana com tudo acertado, na tentativa de reduzir o desgaste da expulsão dos radicais.

Amplo espectro
Campo majoritário e Movimento PT definirão a redação de documento com elogios ao governo e críticas ao modelo econômico. Concordam ainda em permitir alianças em 2004 com os partidos aliados e o PSDB. Excluídos, só o PFL e o Prona.

Transgênico
Conclusão dos membros da comitiva de Lula que conseguiram ver Muammar Gaddafi de perto: o líbio seria uma mistura de Cauby Peixoto, Wanderley Luxemburgo e Reginaldo Rossi.

Clássico
O hotel em que os brasileiros ficaram em Trípoli chama-se Corinthia (sem o "ns" do time paulista). Mas a cidade inteira é pintada de verde-e-branco, as cores da Líbia -e do Palmeiras.

Parceiro incômodo
Em carta divulgada ontem, a Anistia Internacional pede ao governo da Líbia que esclareça o desaparecimento, há exatos dez anos, do defensor dos direitos humanos Mansour al-Kikhiya.

Numerologia
No saguão do hotel em Trípoli, o ministro Furlan comemorava ontem o saldo da balança comercial: "Passou de US$ 23 bilhões!". Ciro Gomes emendou: "É o melhor número". Foi o dele nas duas últimas eleições.

Bolo e velinha
Fez aniversário ontem a primeira reunião de José Dirceu com Michel Temer, na qual foram prometidos dois ministérios ao PMDB. "Um ano de enrolação", provoca Moreira Franco (RJ), um dos últimos peemedebistas na oposição.

Cara feia...
Ex-ministros de Minas e Energia, os senadores pefelistas José Jorge e Rodolpho Tourinho disseram ao governo que seu partido dificultará a aprovação das reformas caso o novo modelo do setor elétrico seja editado por medida provisória. Querem projeto de lei, mais passível de modificação pelo Congresso.

...para mim é fome
A ameaça do PFL não surtiu efeito. Líderes governistas no Senado pensaram em ceder, mas a ministra Dilma Rousseff deve enviar hoje ao Congresso a MP do setor elétrico. Afirma que Tourinho utilizou uma MP em sua passagem pelo ministério. E José Jorge, outras cinco.

Jogos de guerra
Um grupo de tucanos de São Paulo tem se reunido regularmente em um flat na capital para avaliar os desdobramentos do caso Celso Daniel. Enxergam nessa investigação uma das poucas chances de enfraquecer a posição de Marta Suplicy na sucessão municipal de 2004.

Sob suspeita
Candidato na eleição de amanhã da Associação Cearense de Magistrados, o desembargador José Maria de Melo é suspeito de emprego irregular de verba pública e de corrupção. Foi denunciado pelo Ministério Público Federal e responde a processo no Superior Tribunal de Justiça.

Visitas à Folha
Andrea Calabi, secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Mateus Soares Azevedo, assessor de imprensa.
 
Paulo Maluf, ex-governador e ex-prefeito de São Paulo, visitou ontem a Folha.
 
Emerson Kapaz, presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado dos consultores Mário S. Viana e Francisco Viana.

TIROTEIO

Do líder do PP na Câmara, Pedro Henry (MT), sobre o fato de seu partido ter fechado questão contra a reforma política:
-O PT seria o grande beneficiado por essa reforma. Somos contra por uma questão de sobrevivência política.

CONTRAPONTO

Duros de cintura

No final de outubro, juízes de todo o Brasil reuniram-se em uma casa de shows de Salvador para a festa anual de confraternização da categoria.
O evento, que teve a participação de aproximadamente 500 magistrados, foi animado por um show da baiana Ivete Sangalo, conhecida por sua capacidade de levantar multidões -é dela uma das apresentações mais concorridas do Carnaval de rua em Salvador.
No show, a cantora mesclou antigos sucessos e faixas de seu novo disco. As músicas, como de hábito com Sangalo, eram todas dançantes. Apesar disso, a platéia, formada em grande parte por juízes acima dos 50 anos, permanecia estática.
Tão estática que, a certa altura, a cantora pediu à banda que interrompesse a música e fez um pedido desesperado:
-Magistrados, pelo amor de Deus, mexam-se!


Próximo Texto: Caso Santo André: Amigo será processado como mandante da morte de Daniel
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.