São Paulo, sábado, 12 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cesar Maia usa Wagner Montes para pulverizar votos, diz PDT

Para a sigla, prefeito do Rio tenta ajudar candidata do DEM, Solange Amaral

ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Com uma pré-candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro em seu partido, o prefeito Cesar Maia (DEM) vem inflando a candidatura do deputado estadual e apresentador de TV Wagner Montes (PDT) à sucessão de seu cargo. Na avaliação do PDT, o prefeito tenta pulverizar os votos da oposição para ajudar a deputada federal Solange Amaral (DEM) a chegar ao segundo turno.
Maia se reuniu com o deputado estadual pedetista no final de 2007. Conversaram sobre as pesquisas eleitorais à Prefeitura do Rio, segundo ele. O prefeito tem divulgado o sucesso do pré-candidato em pesquisas em seu "ex-blog". Em pesquisa do Datafolha, Montes aparece em primeiro, em empate técnico com o senador Marcelo Crivella (PRB) e a ex-deputada federal Denise Frossard (PPS).
"Apóio apenas a deputada Solange Amaral. No ex-blog preciso fazer análise impessoal de forma a que estas análises tenham credibilidade", disse Maia, por e-mail. "A nossa candidatura é do DEM-PMDB. (...) Ele será candidato do PDT e portanto adversário nosso. (...) Sobre pulverizar a eleição isso é inevitável sem verticalização, independe de minha vontade ou ação."
Na avaliação de adversários, Maia tenta alavancar a candidatura do apresentador para dividir votos do chamado "bloco de esquerda" (PDT, PC do B, PPS, PSB, PT) e ajudar Solange Amaral, com um desempenho ruim nas primeiras pesquisas. Ela aparece com cerca de 6%.
O PT tem quatro pré-candidatos e diz que não quer abrir mão de candidatura própria. O PC do B deve tentar mais uma vez com a ex-senadora Jandira Feghali. O PSB cogita o nome do economista Carlos Lessa.
"Ele tem essa prática de tentar confundir seus adversários. Ele não tem uma postura franca", afirmou o deputado federal Miro Teixeira (PDT).
"Ele é um estrategista. Ele pensa no quadro do primeiro e do segundo turno. Tenho certeza que estarei lá", disse Solange.
O nome de Montes começou a aparecer em pesquisas em setembro. Com a divulgação constante do bom desempenho de Montes -feita, em geral, por Maia- uma candidatura própria do PDT se tornou inevitável. O nome do apresentador é o mais forte dentro do partido. O outro pré-candidato é o deputado estadual Paulo Ramos.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: José Dirceu deixa hospital do Recife depois de cirurgia para implantar cabelos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.