São Paulo, terça, 12 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Índice

PERSONALIDADE
Senador sofreu insuficiência cardíaca
João Calmon morre aos 82 anos em SP

da Reportagem Local

O senador João Calmon, 82, morreu à 1h12 de ontem no Instituto do Coração, em São Paulo. A causa da morte foi a insuficiência do ventrículo direito (responsável pelo bombeamento do sangue oxigenado do coração) provocada por uma obstrução das artérias.
Segundo o cardiologista Desiderio Savarato, que atendeu o senador, Calmon teve duas paradas cardíacas. "A primeira nós conseguimos reverter, mas na segunda vez o coração não reagiu às massagens", disse.
A maior bandeira de Calmon foi a educação, garantindo investimento de 18% do Orçamento da União em educação e 25% de Estados e municípios. Jornalista e advogado, Calmon nasceu em Colatina (ES).
Entrou para a política em 1962, elegendo-se deputado federal pelo PSD-ES. Passou 32 anos no Congresso, oito como deputado e 24 como senador. Em 1994, não conseguiu eleger-se deputado estadual pelo Espírito Santo. Não teve outro cargo eletivo até a morte.


Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.