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MÍDIA GOVERNAMENTAL
Administração direta gastou R$ 56,6 milhões no ano passado; estatais não estão incluídas
TVs têm 67,8% da verba de veiculação
FERNANDO RODRIGUES
da Sucursal de Brasília
As emissoras de TV ficaram
com 67,8% da verba para veiculação de publicidade do governo federal no ano passado, segundo
número obtidos pela Folha.
Em 99, a administração federal
direta (Presidência da República e
ministérios) gastou R$ 56,660 milhões na veiculação de anúncios
publicitários. Esse valor não inclui o custo de produção das peças publicitárias. Também não há
dados disponíveis sobre os gastos
das empresas estatais.
As TVs ficaram com R$ 38,439
milhões dos gastos federais com
veiculação de anúncios em 99. Em
segundo lugar vêm as emissoras
de rádio, com R$ 10,464 milhões
(18,5% do total).
Jornais (7,4%) e revistas (3,1%)
são os dois outros meios com alguma participação relevante. No
relatório do governo a que a Folha teve acesso, aparecem também os meios outdoor (1,5%) e cinema (0,2%).
Outros tipos de mídia, como Internet, aparecem sob a rubrica
"diversos". Recebem apenas 1,6%
do que o governo gasta com veiculação de sua publicidade.
TV Globo lidera
A TV Globo ficou com 58% da
verba publicitária gasta com veiculação de anúncios em TVs pelo
governo federal no ano passado.
Esse percentual é um pouco superior à fatia de mercado que a
emissora tem, segundo o próprio
governo. Nos cálculos feitos pelo
governo, segundo dados fornecidos pelo Ibope (empresa que mede a audiência das TVs no Brasil),
a TV Globo teve, em 99, uma audiência de 53%.
No ano passado, a TV Globo faturou R$ 22,294 milhões com a
veiculação de publicidade do governo federal -apenas da administração direta, que não inclui
empresas estatais.
O cálculo da participação de cada TV na audiência geral é controverso. Cada emissora faz o seu
cálculo. Assim como cada agência
de publicidade e o próprio governo federal -o maior anunciante
do país- também fazem as suas
contas.
No caso do governo, o cálculo é
feito levando-se em consideração
a audiência medida de uma determinada emissora das 7h da manhã até a meia-noite. É atribuída
uma pontuação para a audiência
apurada e, em seguida, esse valor
é dividido pela abrangência geográfica que a TV tem.
A segunda emissora que mais
recebeu verbas para veiculação de
anúncios do governo federal em
99 foi o SBT. A TV de Silvio Santos teve R$ 7,687 milhões do governo em 99, o que representou
20% do bolo total das TVs.
Diferentemente da TV Globo, o
SBT tem uma participação na audiência um pouco maior do que a
sua fatia no bolo publicitário do
governo: 24% de audiência.
Em seguida no ranking está a
TV Record, com R$ 3,843 milhões
de faturamento com o governo federal em 99 (10% do total das
TVs) e 12% de participação na audiência. A TV Record, que é ligada à Igreja Universal do Reino de
Deus, tem reivindicado junto ao
governo uma cota maior de publicidade oficial. Os porta-vozes
da Universal são os deputados federais ligados a essa religião.
Todos esses números seriam
muito diferentes se pudessem ser
somadas a eles as verbas publicitárias gastas por empresas estatais
federais.
Há uma estimativa de que o governo federal (administração direta e estatais) gaste cerca de R$
650 milhões neste ano com publicidade.
A administração direta, neste
ano, deve consumir uma cifra superior a R$ 100 milhões. No ano
passado, ficou abaixo de R$ 100
milhões.
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