São Paulo, domingo, 12 de março de 2000


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MÍDIA GOVERNAMENTAL
Administração direta gastou R$ 56,6 milhões no ano passado; estatais não estão incluídas
TVs têm 67,8% da verba de veiculação

FERNANDO RODRIGUES
da Sucursal de Brasília


As emissoras de TV ficaram com 67,8% da verba para veiculação de publicidade do governo federal no ano passado, segundo número obtidos pela Folha.
Em 99, a administração federal direta (Presidência da República e ministérios) gastou R$ 56,660 milhões na veiculação de anúncios publicitários. Esse valor não inclui o custo de produção das peças publicitárias. Também não há dados disponíveis sobre os gastos das empresas estatais.
As TVs ficaram com R$ 38,439 milhões dos gastos federais com veiculação de anúncios em 99. Em segundo lugar vêm as emissoras de rádio, com R$ 10,464 milhões (18,5% do total).
Jornais (7,4%) e revistas (3,1%) são os dois outros meios com alguma participação relevante. No relatório do governo a que a Folha teve acesso, aparecem também os meios outdoor (1,5%) e cinema (0,2%).
Outros tipos de mídia, como Internet, aparecem sob a rubrica "diversos". Recebem apenas 1,6% do que o governo gasta com veiculação de sua publicidade.

TV Globo lidera
A TV Globo ficou com 58% da verba publicitária gasta com veiculação de anúncios em TVs pelo governo federal no ano passado. Esse percentual é um pouco superior à fatia de mercado que a emissora tem, segundo o próprio governo. Nos cálculos feitos pelo governo, segundo dados fornecidos pelo Ibope (empresa que mede a audiência das TVs no Brasil), a TV Globo teve, em 99, uma audiência de 53%.
No ano passado, a TV Globo faturou R$ 22,294 milhões com a veiculação de publicidade do governo federal -apenas da administração direta, que não inclui empresas estatais.
O cálculo da participação de cada TV na audiência geral é controverso. Cada emissora faz o seu cálculo. Assim como cada agência de publicidade e o próprio governo federal -o maior anunciante do país- também fazem as suas contas.
No caso do governo, o cálculo é feito levando-se em consideração a audiência medida de uma determinada emissora das 7h da manhã até a meia-noite. É atribuída uma pontuação para a audiência apurada e, em seguida, esse valor é dividido pela abrangência geográfica que a TV tem.
A segunda emissora que mais recebeu verbas para veiculação de anúncios do governo federal em 99 foi o SBT. A TV de Silvio Santos teve R$ 7,687 milhões do governo em 99, o que representou 20% do bolo total das TVs.
Diferentemente da TV Globo, o SBT tem uma participação na audiência um pouco maior do que a sua fatia no bolo publicitário do governo: 24% de audiência.
Em seguida no ranking está a TV Record, com R$ 3,843 milhões de faturamento com o governo federal em 99 (10% do total das TVs) e 12% de participação na audiência. A TV Record, que é ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, tem reivindicado junto ao governo uma cota maior de publicidade oficial. Os porta-vozes da Universal são os deputados federais ligados a essa religião.
Todos esses números seriam muito diferentes se pudessem ser somadas a eles as verbas publicitárias gastas por empresas estatais federais.
Há uma estimativa de que o governo federal (administração direta e estatais) gaste cerca de R$ 650 milhões neste ano com publicidade.
A administração direta, neste ano, deve consumir uma cifra superior a R$ 100 milhões. No ano passado, ficou abaixo de R$ 100 milhões.


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