São Paulo, sábado, 12 de maio de 2007

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Petrobras prorroga de novo contrato com agências

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras prorrogou até 1º de agosto os contratos com as agências de publicidade Quê, F/Nazca e Duda Propaganda -a última cujo dono é Duda Mendonça, ex-marqueteiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva envolvido nas investigações da CPI dos Correios.
Segundo a estatal, a prorrogação ocorreu porque a licitação para a escolha das novas agências foi suspensa pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Os contratos foram prorrogados no dia 29 de março.
Ao justificar a extensão dos contratos, a Petrobras argumenta que não poderia ficar sem agências pois já que tinha compromissos assumidos e propagandas no ar, como os anúncios do Pan e da F-1.
Neste ano, a verba publicitária da companhia é de R$ 250 milhões, repartida pelas três agências. As agências foram escolhidas em licitação em dezembro de 2003, mas os contratos venceram no fim do ano.
Inicialmente com prazo de dois anos, o contrato foi prorrogado por mais um ano, em dezembro de 2005. Sofreu depois um novo aditamento em dezembro passado.
Primeiro, foram prorrogados porque a estatal precisava de mais tempo para lançar o edital e cumprir os prazos da licitação. A previsão era escolher as agências em março.
Na primeira fase da licitação, 16 das 20 agências que participavam da disputa foram habilitadas, incluindo Duda Propaganda e Quê que já atendem à companhia. A McCann Erickson, por sua vez, foi à Justiça e também obteve o direito de permanecer na licitação.
Segundo a Petrobras, o TCU suspendeu a concorrência porque exigiu a mudança na cláusula do edital sobre a remuneração das agências. Pediu ainda novos prazos para apresentação das propostas. A estatal não concordou com a decisão e recorreu no dia 2. Segundo a companhia, não há previsão para a reabertura da licitação.


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