São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Experiência domina discurso do PSB

DA REPORTAGEM LOCAL

Os mandatos que Luiza Erundina (PSB) exerceu como vereadora, deputada estadual e federal, prefeita e ministra são a principal arma do publicitário Chico Malfitani para promover sua candidatura à Prefeitura de São Paulo.
"Não vamos inventar uma Luiza (Erundina) que não existe. É uma candidata experiente, que conhece bem os problemas da cidade. A história da Luiza é o ponto forte do marketing da campanha", afirma Malfitani, o marketeiro oficial de Erundina.
Ele não revela qual será a postura de Erundina no horário eleitoral gratuito, que começa em 15 de agosto. Mas nos encontros que realiza com eleitores, a candidata do PSB tem feito discursos emocionados, de modo a tentar provocar a indignação das pessoas em relação aos problemas sociais da cidade.
A própria Erundina revela outra característica que deverá estar presente em sua campanha: ataques ao governo federal.
"Os problemas da cidade de São Paulo nunca serão resolvidos se não questionarmos a política econômica do governo federal."
Erundina pretende enfatizar que os problemas de segurança pública somente serão resolvidos com administrações voltadas às camadas sociais mais carentes.
Outro tema importante da campanha será a honestidade, que já está nos outdoors das convenções dos partidos. Os nomes dos candidatos só poderão ser anunciados a partir de 6 de julho.
As contas do PSB sobre o tempo de TV da candidata não estão prontas, porque o PV ainda não definiu se vai participar da coligação. Mas o partido avalia que Erundina terá cerca de quatro minutos e meio no horário eleitoral.
O candidato a vice na chapa de Erundina, Emerson Kapaz, disse que a campanha será "para cima, cheia de propostas".
Ele deverá ser utilizado para polemizar com os outros candidatos. O discurso que adota mostra que o ex-prefeito Paulo Maluf (PPB) será o principal alvo da campanha de Erundina.
"O malufismo é uma doença. O primeiro sintoma é a cara-de-pau. O segundo sintoma é o nariz, que começa a crescer, porque são mentirosos. O terceiro sintoma, a gente sente no bolso: eles ficam ricos e a população cada vez mais miserável", afirma Kapaz.
Para defender Erundina da pré-candidata petista Marta Suplicy, Kapaz tem dito que "ela está preocupada demais para quem estaria em primeiro lugar nas pesquisas".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.