São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para PPB, Pitta não é maior problema

PATRICIA ZORZAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo se dizendo arrependido de ter levado Paulo Maluf à TV pedindo que os paulistanos não mais votassem nele caso Celso Pitta (PTN) não desempenhasse bem sua função, o publicitário Nelson Biondi afirma que o prefeito afastado não será a maior dificuldade de seu candidato durante a campanha deste ano.
Encarregado do marketing malufista desde 90, Biondi vê na desvantagem de Maluf nas pesquisas, no curto período de campanha, no pequeno espaço no horário eleitoral gratuito e na competitividade das demais candidaturas seus principais adversários.
""Essa é a eleição mais difícil do Maluf", declara o publicitário, um dos responsáveis pela vitória do ex-prefeito em 92, depois de quatro reveses consecutivos em eleições diretas.
Pela segunda vez desde que assumiu a publicidade do pepebista, Biondi chega à campanha com seu candidato em situação desvantajosa nas pesquisas.
A retrospectiva histórica não é favorável ao ex-prefeito. Na primeira vez em que isso ocorreu, em 98, o pepebista saiu derrotado da eleição estadual.
Ao contrário do que aconteceu em 96 e 98 -quando, coligado primeiramente ao PFL e depois ao PFL e ao PL-, o PPB de Maluf detinha o maior tempo no rádio e na TV, hoje o partido chega ao horário eleitoral, segundo cálculos do próprio Biondi, com pouco mais de três minutos. Maluf deverá ter apenas o terceiro tempo entre os principais candidatos.
Diante disso e da perspectiva de uma campanha com menos dinheiro -"Talvez essa seja a eleição mais pobre de Maluf", diz Biondi, sem explicar o porquê-, o publicitário anuncia que fará programas eleitorais com uma menor preocupação estética. Biondi foi um dos criadores das imagens computadorizadas que fizeram do Fura-fila um sucesso de marketing.
Pesquisas realizadas pelo publicitário também demonstraram que a maioria dos entrevistados apontam a violência como o principal problema da cidade.
Vem dessa constatação a proposta de uma secretaria municipal de segurança pública feita por Maluf na quinta-feira.
O Cingapura, o Leve-leite e o PAS, tradicionais bandeiras malufistas, serão retomados, já que, de acordo com Biondi, o ex-prefeito insiste no fato de que elas são boas, mas que teriam sido "estragadas" por Pitta.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.