UOL

São Paulo, sábado, 12 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo satisfaz os brasileiros clandestinos

DO ENVIADO ESPECIAL A LISBOA

A comunidade brasileira que vive em Portugal se convenceu de que o acordo que os governos do Brasil e de Portugal assinaram ontem será de fato capaz de resolver o problema de cerca de 15 mil emigrados em situação irregular.
Pelo acordo, quem tiver contrato de trabalho ou promessa de contratação poderá obter o visto de permanência em consulados portugueses de terceiros países.
Hoje, a legislação obriga o interessado a legalizar sua situação no país de origem. Na prática, o acordo, a ser detalhado por uma comissão que se reunirá nos próximos 15 dias, permite que os brasileiros consigam os documentos na Espanha, único país que faz fronteira com Portugal, em vez de terem de viajar para o Brasil, com o risco de não poderem voltar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois de se reunir com o primeiro-ministro José Manuel Durão Barroso, disse que ficou "muito feliz" com o acordo sobre o tratamento aos brasileiros em Portugal. O primeiro-ministro português, por sua vez, disse que seu governo "fará tudo em espírito de boa fé para pôr em prática o acordo o mais rapidamente possível". Hoje, o presidente Lula recebe representantes da comunidade brasileira em Lisboa. No total, eles são 68 mil. (CR)


Texto Anterior: Lula propõe bloco da língua portuguesa
Próximo Texto: Diplomacia: Senado reage à defesa de execuções em Cuba
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.